Encontro do Comitê de Ética em Pesquisas com seres humanos da SMS - 20 anos de atuação: avanços e desafios

No último dia 16/05/2022 o CEP/SMS completou 20 anos de atividades e para comemorar, realizou uma LIVE cujo link disponibilizamos abaixo.

O CEP/SMS faz parte do Sistema CEP/CONEP ligado ao Ministério da Saúde e na Secretária Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo está ligado administrativamente, desde agosto de 2020 à Divisão de Educação da Escola Municipal da Saúde. http://conselho.saude.gov.br/comissoes-cns/conep/

Após as falas da Mesa de Abertura, pela coordenadora do CEP/SMS Dra. Doralice Severo da Cruz, seguida do sr. Marcelo Takishi Scrocco, Diretor da EMS e, da sra. Patrícia Ferreira Pallota, coordenadora do COGEP e representando o sr. Secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco; foi apresentado pela Dra. Iara Coelho Zito Guerriero um breve histórico da formação do CEP na Secretaria, seguida pela palestra do Dr. Jorge de Almeida Venâncio, ex- coordenador da CONEP, sobre a importância de uma CEP numa Secretaria de Saúde/SUS.

O sr. Luiz Artur Vieira Caldeira - Coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA foi representado na palestra pelo Dr. Eduardo Masi, que também é membro do CEP/SMS. Palestrou pelo Programa - IST/AIDS a coordenadora, Dra. Maria Cristina Abbate sobre a estrita ligação entre o Programa IST/AIDS e o CEP/SMS.

Já a Atenção Básica foi o palestrante o sr. Thiago Mattos Mendes – Pesquisa e Ensino. Para finalizar a sra. Maria Beatriz Graciano Abrantes , secretária Executiva do CEP apresentou Destaques das Produções e os Desafios do CEP/SMS.

Encerrou a LIVE a Dra. Doralice Severo da Cruz, agradecendo às autoridades, palestrantes, colaboradores do CEP, da área técnica de Comunicação da EMS, ao mestre de cerimônia, sr. Luiz Cesar Reis e a todos os que estiveram presentes durante a LIVE convidando a um próximo evento onde se discutirá o PL 7082 - dispõe sobre Dispõe sobre a pesquisa clínica com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos.

Quem perdeu , pode assistir pelo link abaixo no Youtube - Canal Profissional da EMS:



 


VÍDEOS E DEPOIMENTOS DO EVENTO DE 20 ANOS DO CEP/SMS

Professora Eliana Bonilha – nutricionista e ex membro do CEP/SMS

- Marcionilia Nunes (Nila) – membro do CEP/SMS como Representante do participante de Pesquisa – RPP

Rose Tieme Kano – psicóloga – ex estagiária do CEP/SMS

Dráusio Vicente Camarnado Junior – PSICÓLOGO – ex membro do CEP/SMS

Professora Wilma Walentin – Enfermeira e ex membro do CEP/SMS

Luiz Cesar Reis – Arquiteto – ex membro do CEP/SMS

Mariana Reis – Psicóloga – ex estagiária do CEP/SMS

Claudia de Crescenzo - Fonaudióloga - Coordenadora da Mesa Setorial de Negociações e Assessora de Relações de Trabalho - ex membro do CEP/SMS por dois mandatos

PROFESSORA MÁRCIA PAUFERRO - FAMACÊUTICA - MEMBRO ATUAL DO CEP

DEPOIMENTOS - LUCIANA NETTO - ENFERMEIRA - EX MEMBRO DO CEP