Reunião Ordinária do GTEPS - Março de 2024

A primeira reunião sediada no novo prédio trouxe discussões sobre trabalho em rede e o PLAMEP revelando desafios e avanços na implementação de ações educativas no SUS

Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

A primeira reunião do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS) que aconteceu em sua nova sede, no auditório do prédio da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) no dia 21 de março, foi realizada com o intuito de discutir o perfil de competências que os trabalhadores precisam ter para a SMS. Foi abordada a importância da integração entre universidades, unidades de saúde e supervisões, coordenadorias regionais e hospitais para melhorar a eficiência e a qualidade dos programas educativos, juntamente com a necessidade de monitoramento e avaliação contínuos das ações educativas realizadas.

Durante a reunião, foi reforçada a importância da formação de trabalhadores capacitados que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Os participantes ressaltaram o peso de valorizar o serviço desses trabalhadores, especialmente aqueles envolvidos no ensino e na formação de novos profissionais. A discussão também abordou a necessidade de adaptar os programas de capacitação para lidar com as diversas demandas e desafios encontrados na prática, buscando sempre a qualidade no atendimento aos usuários do SUS.

Lúcia Langanke durante a reunião

Lúcia Langanke durante a reunião

O trabalho em rede foi destacado como uma estratégia fundamental para fortalecer o sistema de saúde municipal, e a integração entre diferentes serviços de saúde é essencial para melhorar a saúde em rede. A colaboração em rede permite uma abordagem mais abrangente e coordenada, facilitando a troca de informações, recursos e experiências entre os diversos atores envolvidos. Essa sinergia contribui para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários, promovendo uma atuação mais eficiente e integrada no âmbito da saúde pública do município.

Sylvia Grimm, assessora da Divisão de Educação da EMS, fez uma apresentação divulgando os dados coletados do terceiro quadrimestre do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP) de 2023. Durante a apresentação, foi destacado o número de ações realizadas e enfatiza a importância de seu monitoramento e a necessidade de avaliar o preenchimento correto das informações na ferramenta de avaliação. A análise feita através da ferramenta visa garantir a eficácia e a qualidade das ações educativas realizadas em concordância com o PLAMEP e com Plano Municipal de Saúde e Programação Anual de Saúde.

Sylvia Grimm apresentando os dados do PLAMEP 2023

Sylvia Grimm apresentando os dados do PLAMEP 2023

Ao fim da reunião, foi anunciada a próxima etapa do trabalho, que envolverá a discussão sobre o PLAMEP 2024. Além disso, foi disponibilizado um documento sobre as competências das trabalhadoras e trabalhadores do SUS do município de São Paulo, coordenado pela analista de saúde da Divisão de Educação, Harete Moreno, durante um Grupo de Trabalho realizado entres as Escolas Regionais e as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e em parceria com o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), com o objetivo de definir as competências dos profissionais da saúde do SUS desde sua formação até a atuação prática. Você pode conferir o documento clicando aqui: Grupo de Trabalho