Residentes iniciam jornada em Residências Médica, Uni e Multiprofissional da SMS/SP

Evento marcou o início de programas altamente concorridos no estado de São Paulo, destacando desafios e responsabilidades para os novos residentes do SUS

Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

Em um cenário repleto de expectativas e realizações, o evento de boas-vindas realizado no auditório da UNIP Paraíso aos novos Profissionais Residentes em Saúde da SMS-SP não apenas celebrou as conquistas dos aprovados em Programas de Residência mais concorridos do país, mas também lançou luz aos desafios e responsabilidades que os aguardam. Compuseram a mesa de abertura a Dra. Marilande Marcolim, Secretária Executiva de Atenção Hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo representando o Secretário Municipal da Saúde Dr. Luiz Carlos Zamarco, a Sra. Patrícia Pallota, Diretora da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP); o Dr. Paulo Fernando Constancio de Souza, presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado de São Paulo (CEREM/SP); o Dr. Leandro Machado, Diretor da Divisão de Ensino da Escola Municipal de Saúde e Coordenador da Comissão Municipal de Residências (COMURE) e a Dra. Valnice Nogueira, Coordenadora Titular da Comissão de Residência Multiprofissional de Saúde (COREMU SMS/SP) e Primeira secretária da Comissão Descentralizada da Residência Multiprofissional de São Paulo (CODEMU/SP).

Mesa de abertura formada pelos integrantes acima

Mesa de abertura

Durante a abertura, Dr. Leandro enfatizou a importância da colaboração de diferentes setores da EMS e da SMS-SP na realização dos processos de seleção e ressaltou a tendência de aumento nas inscrições, destacando a eficiência da chamada online realizada pela primeira vez em 2024 aos Programas de Residência Médica. Dra. Valnice compartilhou algumas palavras de encorajamento, estimando “que esse período que vocês estão iniciando seja um ciclo vivo, com grandes aprendizagens, entendendo e assistindo o mundo da saúde, a formação no e para o Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os componentes da mesa agradeceram a participação no espaço de formação desejando sucesso e grandes avanços para o futuro dos residentes.

A mensagem central transmitida pelos presentes foi de que os residentes não são apenas pós-graduandos, mas protagonistas fundamentais na evolução do SUS. O compromisso deles ultrapassa os limites tradicionais, exigindo uma compreensão abrangente do processo assistencial em toda a Rede de Atenção à Saúde.

Dra. Marlande ao fim ministramento da aula magna

Dra. Marlande finalizando a Aula Magna

A Dra. Marilande proferiu a aula magna intitulada Trabalho SMS em Rede: Ações Compartilhadas e Integradas, onde abordou a complexidade do SUS no município mais populoso do país, enfatizando que o cuidado é destinado a 100% da população, independentemente de faixa etária, renda ou origem. Destacou a importância da integração de serviços para alcançar os objetivos propostos, alertando para pontos sensíveis da rede de atendimento. A Dra. ressaltou também a necessidade de compreender a legislação que regula o SUS e a recente reformulação na estrutura da Secretaria Municipal da Saúde, para garantir o entendimento sobre a rede em que estão inseridos a partir de agora.

A aula magna forneceu uma inspiração valiosa sobre o funcionamento do SUS e sua complexidade, apresentando aos residentes ingressantes o cenário da jornada que têm pela frente. A grandeza do evento demonstra que a jornada dos novos residentes é um capítulo significativo na construção do futuro da saúde em São Paulo e sinaliza o comprometimento da SMS/SP com a formação de profissionais de saúde no SUS e para o SUS.