Escola Municipal de Saúde em Ação para o Janeiro Roxo

Em ação contra a Hanseníase a EMS promove LIVE para conscientização e libera acesso à curso sobre o tema no AVA

 Por Fernando Rodrigues dos Santos

 O mês de janeiro é marcado por uma importante campanha de conscientização, conhecida como “Janeiro Roxo”, que visa aumentar a visibilidade da hanseníase, doença que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos. Pensando em ações para a campanha, a Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP), juntamente com o Programa Municipal de Controle da Hanseníase (PMCH – SMS/SP), realizou hoje, 12/01, uma LIVE no Canal Profissional com o título “Hanseníase: quando suspeitar”.

A hanseníase, antigamente chamada de lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, e afeta principalmente a pele, nervos periféricos e, em casos mais avançados, outras partes do corpo. Apesar de ser uma doença milenar, ainda existe um estigma em torno dela, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento.

O Janeiro Roxo dá foco aos sintomas da doença, transmissão e tratamento, reforçando a importância de um diagnóstico precoce, para evitar complicações e impedir a transmissão para outras pessoas.

A realização da live, que ficará disponível no youtube da EMS, teve como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de sequelas, abordando as principais dúvidas dos trabalhadores da rede de saúde municipal sobre a suspeição, tratamento e fluxos do PMCH. A transmissão, em formato de entrevista, contou com a presença do analista de saúde e coordenador do Programa de Hanseníase, Carlos Tadeu Maraston Ferreira. Para ele, “a realização dessa live é de grande importância, pois vai diretamente ao encontro dos profissionais de saúde, que são os atores mais importantes para a suspeição, elucidação, tratamento e monitoramento dos pacientes. A intenção é esclarecer e atualizar a nossa rede assistencial e de vigilância sobre as diferentes ações, assistenciais, epidemiológicas e operacionais da SMS”.

Além da LIVE, a EMS irá promover acesso aberto ao curso de Hanseníase no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante o período de 02/01/2024 até 02/02/2024.

 São três cursos divididos por categorias:

  • Noções Básicas, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com carga horária de 8h;
  • Sensibilização para suspeição Diagnóstica, para a Equipe Multiprofissional com carga horária de 16h
  • Suspeição Diagnóstica, para os Médicos da rede de saúde municipal, também com carga horária de 16h.

Os três cursos de autoaprendizagem garantem certificado e estão abertos para qualquer pessoa que deseje cursar através do link : avaemsaude.prefeitura.sp.gov.br/course/search.php

 

Carlos Tadeu Maraston Ferreira em live no Canal Proffissional da EMS.