Ação do Dia Mundial de Reanimação Cardiopulmonar é realizada pela EMS

O evento aconteceu na EMEF Professora Maria Antonieta D’Alkimin Basto ao lado da Escola Municipal de Saúde com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a relevância da RCP

Por Fernando Rodrigues dos Santos

Em 1 de novembro, a Escola Municipal de Saúde (EMS/SMS-SP) em parceria com a Laerdal, promoveu um treinamento em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) como parte das celebrações do Dia Mundial da RCP, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Antonieta D’Alkimin Basto. O evento, que ocorreu no período da manhã, envolveu aproximadamente 300 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, proporcionando a eles a oportunidade de aprender técnicas de suporte básico de vida.

Crianças realizando manobra de RCP junto as instrutoras

Crianças realizando manobra de RCP juntos as instrutoras

A iniciativa foi motivada pelo “Dia Mundial de Reanimação do Coração”, estabelecido pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR) em 2018, com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a importância da RCP e com isso poder salvar vidas.

Participaram da ação Maria Elisa Diniz Nassar e Rosana Cardoso Lopes da EMS, Fábio dos Santos, Belisa Reggiani Marcelino, Bárbara Oliveira da Silva e Kátia Regina Ferreira da Escola Municipal de Saúde Regional Sul (EMSR-Sul), Edenir Aparecida Sartorelli Romazini da EMSR-Oeste e Felipe Giancoli de Menezes, Arthur Vilar de Oliveira Malheiros e Helena Farlevizi Foresto da Liga de Cardiologia da Universidade Santo Amaro (UNISA).

Equipe responsável pela realização da aula

Equipe responsável pela realização da aula

A estrutura do evento foi viabilizada com a colaboração da EMEF, que organizou a pausa nas aulas e disponibilizou salas de aulas onde foram realizadas as atividades de treinamento pelos profissionais de Urgência e Emergência. Cada instrutor se dedicou a atividades específicas, garantindo a compreensão e a prática adequada por parte dos alunos. O evento contou com o apoio da Laerdal que forneceu os torços de manequins de RCP para o treinamento.

Maria Elisa, enfermeira da Escola Técnica do SUS (ETSUS), expressou sua satisfação com os resultados, destacando a importância de plantar “uma sementinha” que poderá germinar e gerar frutos. Além disso, Elisa destacou o envolvimento positivo das crianças, que demonstraram interesse e participação ativa.