EMS lança o curso Emergências em Doença Falciforme

O evento trouxe profissionais renomados da área da saúde e contou com uma aula inaugural e palestras sobre a doença

Por Fernando Rodrigues dos Santos

A Escola Municipal de Saúde (EMS/SMS-SP) em parceria com a Área Técnica de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo anunciou o lançamento do curso “Emergências em Doença Falciforme”. O evento, realizado no dia 23 de outubro no auditório da EMS, marcou a introdução deste curso inovador, que será oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EMS.

Desenvolvido meticulosamente para profissionais médicos e enfermeiros, o curso visa integrar uma abordagem clínica moderna e eficaz, com ênfase no aprimoramento do atendimento durante a admissão de pacientes em unidades de emergência. O objetivo final é assegurar a implementação dessas práticas em todas as unidades de emergência e urgência municipais, promovendo uma prestação de serviços de saúde mais qualificada.

Marco Antônio abrindo o evento

Marco Antônio realizando a abertura do evento

O evento contou com a presença de trabalhadores da saúde, incluindo o Dr. Cândido Vaccarezza, diretor da EMS, e Lúcia Langanke, diretora da Divisão de Educação da EMS. O Assessor da Área Técnica de Saúde da População Negra SMS/SP, Marco Antônio dos Santos, foi o mestre de cerimônia do evento. Além disso,  Valdete Ferreira dos Santos, Assessora Técnica de Saúde da População Negra SMS/SP, e Regiane de Santana Piva, Coordenadora Regional de Saúde Oeste representando a Dra. Sandra Maria Sabino, Secretária Executiva de Atenção Básica, Especializada e Vigilância (SEABVS), também marcaram presença.

A participação de especialistas como Marcos Moreira da Costa, Coordenador de Atenção à População Negra na Secretaria de Atenção Primária a Saúde do Ministério da Saúde, a Profa. Elisa Lucas Rodrigues, Secretária Executiva de Programação de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e Sheila Ventura Pereira, Presidente da Associação Pró-FalcÊmicos (APROFe), enriqueceu ainda mais o evento, assim como a Dra. Miranete Trajano de Arruda, Coordenadora da Área Técnica da Doença Falciforme, que deu uma aula inaugural e Athene Maria de Marco França Mauro, Diretora da Divisão dos Ciclos de Vida da Coordenação de Atenção Básica SMS/SP, que palestrou sobre a Triagem Neonatal com foco na Doença Falciforme.

Sheila Ventura, expressou sua gratidão pela expectativa de vida estendida para pessoas com Doença Falciforme, “hoje estou completando 44 anos, e para a medicina não passaria dos 15, e é essa expectativa de vida que a gente quer trazer”, e ressaltou a importância do apoio da SMS.

A assessora Técnica de Saúde da População Negra, Valdete Ferreira, destacou a relevância do curso, especialmente para profissionais de urgência e emergência, observando um aumento significativo na confiança e na procura pelos serviços.

Valete Ferreira dos Santos no evento

Valdete Ferreira dos Santos

Lúcia Langanke detalhou os temas abordados no curso, como a Política Nacional de Saúde Integral às Pessoas com Doença Falciforme, diagnóstico diferencial entre dor aguda e crônica agudizada, entre outros. A colaboração entre instituições, como o Hospital São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi fundamental para o desenvolvimento do curso, evidenciando o compromisso com a oferta organizada de ensino na área.

Ao final do evento, os participantes expressaram otimismo em relação às perspectivas futuras, destacando a importância do curso na preparação de trabalhadores para atendimento qualificado em casos de Doença Falciforme, e a Dra. Miranete anunciou que durante o 1º Seminário Nacional de Vigilância em Saúde da População Negra, que acontecia em Brasília, aconteceu o lançamento de dois volumes do Boletim Epidemiológico “Saúde da População Negra”, e a Ministra da Saúde anunciou a Notificação Compulsória da Doença Falciforme.

Marcos Moreira e Marco Antônio

Marcos Moreira e Marco Antônio

O curso com o objetivo de capacitar profissionais médicos e enfermeiros dos serviços de saúde para o reconhecimento e o atendimento às situações de emergência nos pacientes portadores de Doença Falciforme teve suas inscrições encerradas no dia 10 de novembro e começou no dia 20 de novembro com data prevista para conclusão em 23 de fevereiro de 2024 e em breve serão abertas novas turmas.