COREMU SMS SP recebe prêmio no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia

O Congresso promoveu a interseção entre a ciência e a prática profissional na Fonoaudiologia e premiou a Fonoaudiologia na saúde pública

Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

O 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (CBFa), realizado de 3 a 6 de outubro no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, reuniu mais de 4500 profissionais do Brasil e de várias partes do mundo. Sob o tema “Fonoaudiologia sem Fronteiras”, o evento promoveu a interseção entre a ciência e a prática profissional, colocando em foco a excelência na formação, pesquisa e assistência em saúde.

O congresso contou com uma programação abrangente, incluindo mais de 18 salas de conteúdos simultâneos abordando todas as áreas da fonoaudiologia e uma variedade de minicursos sobre tópicos atuais e relevantes para a prática profissional. Com mais de 500 especialistas convidados do Brasil e do exterior, o evento proporcionou percepções sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela comunidade fonoaudióloga em todo o mundo.

O 31º CBFa não apenas celebrou as conquistas da área, mas também incentivou a inclusão e a diversidade. O evento disponibilizou intérpretes de Libras para tornar as apresentações acessíveis a todos os participantes. Além disso, promoveu a autodescrição como uma prática antes das manifestações sobre tópicos específicos, reconhecendo a importância da inclusão de todos os envolvidos na área.

Cláudia Pagotto recebendo o prêmio de Experiências da Fonoaudiologia no SUS

Cláudia Pagotto recebendo o prêmio de Experiências da Fonoaudiologia no SUS

Entre os destaques do congresso estava a Premiação Experiências da Fonoaudiologia no SUS, que reconheceu iniciativas notáveis na área da fonoaudiologia por meio da campanha “Serviços Públicos e Fonoaudiologia: para além das fronteiras”, desenvolvida pelo Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). A Campanha intitulada “A Comunicação assertiva como estratégia de gestão na Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU SMS SP” recebeu o prêmio por seu impacto na gestão e integração entre ensino e serviços, especificamente das Residências Multiprofissionais em saúde.

A campanha destacou a importância da comunicação eficaz e motivadas pela afirmativa de que os gestores devem “garantir comunicação qualificada e atualizações precisas das informações”. Para todos os membros das equipes a COREMU SMS SP realizou ações de forma a ofertar orientações aos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem em serviço, envolvendo coordenadores de programa de residência, preceptores, tutores e residentes totalizando aproximadamente 200 profissionais.

Cláudia Pagotto expondo o certificado do prêmio

Cláudia Pagotto expondo o certificado do prêmio

 

A Ma. Claudia Pagotto, membro da SBFa e coordenadora adjunta da COREMU SMS SP, expressou sua gratidão pelo reconhecimento e afirma que “ao divulgar diretrizes, de forma indireta, promoveu-se o cuidado e a potencial capacitação para o trabalho em situações críticas, de grande significado. O olhar atento para os processos de comunicação, trouxe ainda as competências que o fonoaudiólogo, como gestor local, pode potencializar ao participar do processo, destacando as funções dialógicas estabelecidas no processo de trabalho, promovendo compreensão e colaboração mútua.”