Educação no Trabalho e sua Importância para o Aprimoramento dos Trabalhadores da SMS

Na saúde municipal, a Educação no Trabalho está atrelada à Educação Permanente e ao PLAMEP, e consiste em um parâmetro para o bom atendimento aos usuários

Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

A Educação no Trabalho se destaca como uma prática voltada para o aprimoramento contínuo dos trabalhadores, que trazem consigo um conjunto de conhecimentos prévios que podem ser otimizados e atualizados para o melhor desempenho em suas atividades laborais. Esse processo se revela essencial no campo da saúde, no qual a qualidade é obtida através da educação permanente, uma troca constante de saberes e habilidades no ambiente de trabalho, visando garantir uma assistência de qualidade aos usuários.

Nesse contexto, a Educação Permanente aparece como um pilar indispensável no ambiente de trabalho. Dentro da própria equipe, são discutidos os processos de trabalho, compreendendo-se o papel, a responsabilidade e a atribuição de cada membro, com o propósito de garantir um cuidado efetivo e integral ao usuário durante todo o processo de atendimento. Essa abordagem busca capacitar os trabalhadores da saúde de forma contínua, possibilitando a revisão de conceitos e a resolução de dúvidas, de modo que a assistência seja prestada com excelência.

Imagem de uma roda de conversa interativa sobre Educação no Trabalho

Imagem de uma roda de conversa interativa sobre Educação no Trabalho

A troca de experiências entre trabalhadores é uma prática essencial nesse processo. Muitas vezes, um parceiro de equipe pode complementar o conhecimento de outro e fornecer informações relevantes para o exercício das atividades profissionais. A Educação no Trabalho também envolve a realização de cursos específicos, que abordem novos temas, atualização de protocolos e padronização de processos de trabalho. Um exemplo notável foi a pandemia da COVID-19, na qual os trabalhadores da saúde tiveram que buscar rapidamente informações e capacitação para enfrentar um cenário desconhecido.

De acordo com Lúcia Langanke, diretora da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde, “a educação no trabalho permite desenvolver competências necessárias para aprimorar o desempenho profissional, buscando um cuidado mais eficiente e humano aos usuários.”

A Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP) desempenha um papel fundamental no fortalecimento da Educação no Trabalho para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sua atuação se concentra na organização e coordenação do Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP), um documento essencial de apoio à gestão que elenca as necessidades de formação e ações de educação permanente desenvolvidas nos territórios do município ao longo dos quatro anos, seguindo a periodicidade do Plano Municipal de Saúde. Através de uma abordagem colaborativa, a EMS apoia as regiões, que realizam oficinas com suas respectivas áreas técnicas e demais atores estratégicos nos territórios, como as Supervisões Técnicas de Saúde, gerentes e trabalhadores das unidades assistenciais e conselheiros gestores, planejam as ações em saúde e identificam as prioridades para o próximo ano. As discussões resultantes dessas atividades são integradas à ferramenta do PLAMEP, permitindo o monitoramento e acompanhamento contínuo do processo.

Treinamento de Primeiros Socorros para trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde

Treinamento de Primeiros Socorros para trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde

Em suma, a educação no trabalho representa uma peça-chave na busca pela excelência na assistência à saúde. Ao valorizar o compartilhamento de saberes entre os membros da equipe, e ao promover cursos específicos para atender às demandas emergentes, os profissionais de saúde podem desenvolver suas competências e estar melhor preparados para enfrentar os desafios cotidianos. Ao investir em uma educação adaptada às necessidades reais do ambiente de trabalho, é possível elevar a qualidade do cuidado prestado e, consequentemente, aprimorar a experiência dos usuários em sua jornada de atendimento.