8ª COREME lança o "Programa de Bem-Estar do Residente"

O programa foi criado para monitorar e cuidar da saúde mental dos médicos residentes no decorrer de sua formação.

A 8ª Comissão de Residência Médica realizou em 21 de junho de 2023 o lançamento do “Programa de Bem-Estar do Residente”. A iniciativa pioneira será desenvolvida pelo Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria e visa promover a saúde e o bem-estar dos médicos residentes durante o período de formação.

“A residência médica é um período desafiador, no qual os profissionais enfrentam uma rotina intensa de trabalho e aprendizado e lidam com situações de alta complexidade cognitiva e emocional", explica o supervisor do programa, Dr. Marcelo Bruno Generoso.

Dr. Generoso tem experiência na área do cuidado ao profissional da saúde e é o idealizador e coordenador do Serviço de Saúde Mental do Trabalhador do Hospital Municipal de Campanha do Anhembi durante a pandemia do COVID-19.

O Programa contará com atividades direcionadas para o desenvolvimento de recursos emocionais dos residentes, bem como gerenciamento do estresse e prevenção do adoecimento mental. Dentre as atividades merecem destaque os grupos supervisionados de apoio mútuo, seminários de autocuidado e o estímulo à prática de atividade física. A supervisão dos grupos de apoio mútuo será coordenada pela psicóloga e docente do programa Claudia Regina Graziano de Moraes e Abreu, responsável pela disciplina de Psicoterapia.

Dr. Generoso destaca a importância desse projeto: "O bem-estar dos médicos residentes é fundamental não apenas para a qualidade de vida deles, mas também para a qualidade da assistência prestada aos munícipes de São Paulo. Ao investir na saúde mental dos médicos em formação, estamos contribuindo também para a segurança dos pacientes".

Dr. Paulo Mazaferro, coordenador da 8ª Comissão de Residência Médica complementa "O Programa de Bem-Estar do Residente é um passo significativo para garantir que eles tenham o suporte necessário durante essa fase desafiadora de suas carreiras".

O Programa de Bem-Estar do Residente entra em vigor imediatamente, e todos os médicos residentes de psiquiatria serão convidados a participar das atividades. Com essa iniciativa, São Paulo se destaca mais uma vez como uma referência no cuidado com a saúde mental dos profissionais da saúde, reconhecendo a importância de investir no bem-estar daqueles que cuidam da população.