Curso de Prótese Fixa certifica profissionais de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas

Pactuado pela Escola Municipal de Saúde via COAPES, a capacitação teve como objetivo qualificar o atendimento de cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal dos CEOs

 Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

Foi realizado no dia 15, no anfiteatro da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) do Tatuapé, o evento de encerramento para certificação dos aprovados do curso de Capacitação em Prótese Fixa, com a participação do corpo docente e da coordenação da UNICID, interlocutores de saúde bucal das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), da Assessoria Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representada por Samanta Pereira de Souza e da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP), representada por Nilva Tiyomi Kitani. O curso, que iniciou em 10 de novembro de 2022, é destinado para os profissionais de Saúde Bucal dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), e foi criado a partir de um pedido da Área Técnica de Saúde Bucal da SMS à Escola Municipal de Saúde, que negociou via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES) uma parceria com a UNICID.

Baseando-se na realidade, os professores da universidade buscaram saber quais os tipos de materiais que os dentistas da rede pública têm para utilizar, visitaram os laboratórios de próteses que realizam os trabalhos protéticos e revisaram todos os protocolos que o município possui para criar um curso extremamente direcionado, proporcionando aos dentistas dos CEOs aprender na prática com os mesmos instrumentos disponíveis nas clínicas especializadas.

No evento, foram certificados 41 Cirurgiões-Dentistas e 40 Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal.

Imagem dos participantes, representantes e organizadores do curso

 

Capacitações para os profissionais de Saúde Bucal da Atenção Básica

Desde outubro de 2020, houve a inclusão de atendimentos de próteses dentárias totais e parciais removíveis em mais de 400 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem equipes de Saúde Bucal, atendimentos que antes eram feitos quase exclusivamente nos CEOs e nas Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). Para a capacitação dos profissionais da atenção básica, foi ofertado os cursos de “Próteses para Dentistas da Atenção Básicas” e “Atualização dos ASB/TSB em Procedimentos Protéticos”, também pactuados pela EMS via COAPES em parceria com a UNICID, qualificando um total de 503 cirurgiões dentistas e 1.057 técnicos e auxiliares de saúde bucal entre 2021 e 2022.

Com a descentralização desses atendimentos, os CEOs puderam se dedicar à realização das próteses fixas. “Ter os profissionais dos CEOs voltados para o atendimento de procedimentos mais complexos como as próteses fixas é muito importante, pois, por exemplo, os pacientes que precisam de endodontia (tratamento de canal) acabam necessitando de uma reconstrução, se não acabam perdendo todo trabalho feito no canal”, declara Nilva Tiyomi.

 

Nilva Tiyomi na bancada de encerramento do curso

O objetivo dos cursos, além de qualificar os dentistas dos CEOs a atenderem a população que precisa de próteses, é dar mais agilidade aos atendimentos e diminuir o número de repetições dos casos. Dados já apontam que houve uma redução de 55% da fila de espera dos CEOs em relação a dezembro de 2020 com a inclusão das UBSs na realização destes procedimentos, de acordo com dados do BI SIGA-SP.