I Encontro de Preceptores do Curso Saúde com Agente em São Paulo acontece na Escola Municipal de Saúde

Os coordenadores do curso sanaram dúvidas através de um bate papo com preceptores de todas as regiões de São Paulo.

Por Fernando Rodrigues dos Santos

 

Realizado pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Coordenador Regional de São Paulo e Pernambuco, Prof. Jonas de Almeida Rodrigues e a Vice Coordenadora da Preceptoria, Profa. Saionara Araujo Wagner, junto da Terapeuta Ocupacional, Paula Pavan, da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP), o I Encontro de Preceptores do curso Saúde com Agente em São Paulo, aconteceu na última quinta-feira, 25, no auditório da EMS-SMS/SP. O evento, que foi dividido entre dois turnos, manhã e tarde, teve como objetivo orientar e abrir espaço para o compartilhamento de experiências entre os profissionais que estão atuando como preceptores no curso.

 

O encontro iniciou com uma dinâmica para que os participantes se apresentassem e teve continuidade com uma introdução geral do curso conduzida pelo Prof. Jonas, que falou sobre a dimensão do programa no âmbito nacional. Depois disso foi aberto um plantão de dúvidas para esclarecer questões trazidas pelos preceptores. Ao fim do encontro, os organizadores passaram a palavra aos preceptores que quisessem compartilhar suas experiências com os alunos.

 

Na imagem: Preceptores das regiões norte, sul e oeste e os coordenadores

 

O curso, que atualmente possui 4004 alunos só no município de São Paulo, foi promovido pelo Ministério da Saúde e oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e está acontecendo simultaneamente em todo o Brasil, nos municípios que fizeram adesão à proposta. O Programa Saúde com Agente oferece dois cursos com duração de dez meses, o Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Com participação voluntária, o curso tem o objetivo de capacitar em nível técnico os ACSs e ACEs, que são profissionais de nível médio.

 

A parte teórica acontece em EAD pela plataforma AVA CONASEMS, e a parte prática, que começou em dezembro de 2022, nas próprias unidades onde os alunos atuam, com a preceptoria de profissionais do serviço, que se inscrevem para a função através de indicações dos Gestores das próprias UBSs de São Paulo. A Escola Municipal de Saúde (EMS-SMS/SP) ajudou na organização e coordenação da montagem das turmas de alunos com o apoio das Escolas Regionais (EMSR-SMS/SP), para possibilitar que os preceptores recebessem turmas próximas dos serviços nos quais atuam.

 

Na imagem: O coordenador regional de SP, Prof. Jonas Rodrigues

 

A Psicóloga e Preceptora Amanda Mayumi, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldeia Jaraguá, disse que achou muito importante a conversa com os outros preceptores e principalmente poder tirar dúvidas, além de entender a grandeza do programa. Amanda também falou um pouco da sua experiência como preceptora, “eu gosto bastante porque mostra o quanto a formação é importante para que as atividades desenvolvidas no serviço façam sentido, o que contribui para a melhoria do trabalho em equipe.”

 

Gircélia Alkmin, Enfermeira e Preceptora das UBSs União das Vilas de Taipas e Alpes do Jaraguá declarou que, após ouvir as experiências dos colegas no evento, se sentiu mais segura com o que está desenvolvendo com os alunos ACSs como preceptora, e que achou o encontro muito esclarecedor, principalmente após o plantão de dúvidas.

 

Na imagem: Preceptora contando sobre sua experiência, ao lado de Jonas, Paula e Saionara

 

A organizadora, Paula Pavan, afirmou que o encontro foi muito proveitoso porque puderam sanar muitas dúvidas dos preceptores e ajudá-los a entender que a preceptoria é muito benéfica no sentido de qualificação dos profissionais da saúde. “Foi muito bom ouvir o compartilhamento das experiências e realidades dos preceptores, inspirando uns aos outros, principalmente daqueles que entraram no início da preceptoria em dezembro, para os que entraram agora”, concluiu.