Rede Sampa On-line: lives sobre saúde mental são realizadas com o intuito de diálogo e aprendizado

Conteúdo acessível e virtual no Canal Profissional da EMS debate sobre temas de interesse para os profissionais da saúde

 Por Paula Sant’Ana

 

O Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana é um projeto de saúde mental realizado pela Escola Municipal de Saúde (EMS) em parceria com a Área Técnica de Saúde Mental/Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – SMS/SP, com a coordenação da psicóloga Cláudia Regina de Moraes e Abreu, Analista de Saúde da Divisão da Educação da EMS. Fruto de um convênio entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo, a formação da iniciativa se deu por meio de convênio destinado ao município para que ações relacionadas à saúde mental fossem concretizadas.

De início, o foco das ações era a capacitação de profissionais de saúde voltadas para o uso e abuso de drogas na capital paulista. Depois, o foco do projeto foi ampliado e dividido por temas: Infância e Adolescência, Álcool e outras Drogas, Adulto e Crise e Redes de Atenção, e foram realizados cursos com carga horária total de 60 horas – 32 presenciais, 16 em plataforma EAD e 12 destinadas à elaboração de uma narrativa coletiva.

O projeto disponibilizou especializações de nível técnico e conteúdos para aprimoramento, além de rodas de conversa, simpósios, congressos, entre outros. De acordo com o balanço feito no final de 2020, as ações de educação permanente executadas pelo Rede Sampa – Saúde Mental Paulistana atingiram cerca de 15 mil profissionais de saúde, com o intuito de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em seus diferentes pontos de atenção, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCOs), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Hospitais.

Por causa da pandemia, surgiu a necessidade de levar as ações do Rede Sampa para as plataformas virtuais. Essa transição para o on-line aconteceu repentinamente e até mesmo uma especialização que estava em andamento teve que passar por adaptação, pois os cursos têm contratos com prazos para início e término. A retomada do curso estimulou ideias da utilização de novos formatos para o ensino, indo além das aulas e inovando com lives e convidados externos, um suporte para alunos e professores.

As lives se tornaram uma alternativa para manter a conexão com os trabalhadores por intermédio do Canal Profissional da Escola Municipal de Saúde - EMS. A cada duas semanas, às 17h, as lives do Rede Sampa On-line vão ao ar no YouTube, apresentadas pela coordenadora do projeto, trazendo convidados para tratar de temas importantes para a assistência em saúde mental. Até o momento, foram realizadas quatro lives desta série.

Dentre os assuntos debatidos até o momento, podemos destacar as estratégias para lidar com serviços essenciais durante a pandemia, fatores de risco para o adoecimento e cuidados para manter a saúde mental, a linha de cuidado para pessoas em situação de acumulação e os avanços da luta antimanicomial. Durante as lives a interação acontece via chat do YouTube, aproximando o público com a possibilidade de compartilhar dúvidas e comentários para discussão e esclarecimentos.

Segundo Cláudia Abreu, o processo de estar à frente das lives trouxe descobertas em relação à tecnologia. "A primeira live que eu fiz eu senti que era a mesma coisa que estar conversando com aquelas pessoas na sala da minha casa, é uma coisa muito interessante, a gente se sente mesmo parte da vida do outro e sente que é importante pro outro estar ali”.

 

Captura de imagem da live “Sofrimento psíquico e trabalho: escutar o inconsciente no serviço funerário” / Crédito: Núcleo de Comunicação EMS

 

Para os próximos conteúdos, estão previstas lives sobre experiências do uso de tecnologias no desenvolvimento de grupos terapêuticos, apresentação da pesquisa “O processo de cuidado em saúde mental da criança/adolescente negro em CAPS infantil da Vl. Brasilândia”, do Grupo de Pesquisa Enfermagem e Políticas da Saúde Mental e uma programação especial em comemoração ao Dia do Psicólogo no mês de agosto. Para saber informações referentes às datas, temas e convidados inscreva-se no Canal Profissional e siga a EMS no Instagram e Facebook.

 

Confira as lives que já foram ao ar:

26/05 – A Reforma Psiquiátrica no dia-a-dia do município: Os princípios da luta antimanicomial

09/06 – Sofrimento psíquico e trabalho: escutar o inconsciente no serviço funerário

23/06 – Mantendo nossa Saúde Mental

14/07 – Rede Intersetorial e cuidados a pessoa em situação de acumulação