Reunião Ordinária do GTEPS de Março

Apresentação do projeto de criação da Comissão Científica da Secretaria Municipal da Saúde.

Por Renata Puosso

Na quinta-feira (18/03/2021), foi realizado mais um encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 42 profissionais da SMS.

A reunião teve início com a apresentação da proposta de criação da Comissão Científica da SMS feita pela Fátima Madalena de Campos Lico, da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde (EMS). A iniciativa do projeto veio de um anseio da Diretora Rosana Cristina Poli Casagrande Garcia, que ressaltou na reunião de dezembro, a importância de haver uma comissão centralizada na Escola. Partindo desse ponto, a proposta foi construída pela Divisão de Educação em parceria com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e as seis Escolas Municipais de Saúde Regionais. Rosana destacou:
“Parabenizo a todos. Estou muito feliz que a proposta está se concretizando, é uma ação bastante importante para a Secretaria como um todo e principalmente sendo viabilizado pela Escola.”

A comissão permanente de assessoria tem como objetivo incentivar, valorizar, apoiar as pesquisas e disseminar o conhecimento nas regiões de saúde da SMS. Além de promover intercâmbio de ideias e experiências entre os pesquisadores e profissionais de saúde da rede de atenção da SMS. Fátima Lico ressaltou:
“A pesquisa na EMS incentiva que os residentes e preceptores desenvolvam pesquisa na rede de atenção à saúde, o que valoriza o profissional e cria um espaço de produção de cuidado qualificado.”

A comissão será composta por representantes da EMS vindo dos setores: Divisão de Educação, Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Núcleo de Documentação, Residência Médica em Rede, Residência Multiprofissional e das Escolas Municipais de Saúde Regionais. Também representantes da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Secretaria Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde; Hospital do Servidor Público Municipal e Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar. Após a apresentação, foi aberto espaço para dúvidas e sugestões.

Continuando, Maria do Carmo Sales Monteiro da Divisão de Educação, fez uma avaliação da Oficina do PLAMEP – “O potencial do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde no fortalecimento da Gestão do SUS”, que ocorreu no dia 25/02/2021. A oficina contou com a participação de um grupo ampliado incluindo setores da EMS, Escolas Regionais, áreas técnicas da SMS, Conselho Municipal de Saúde, entre outros. Durante o evento, os participantes foram divididos em 4 grupos de trabalho, para que fizessem a leitura e sugestões no documento orientador do PLAMEP.

Para explanar a avaliação, Do Carmo fez um breve histórico resgatando os principais pontos de discussões e encaminhamentos feitos até hoje. A proposta principal é discutir a reforma do documento orientador do PLAMEP, para que ele seja incluído como um instrumento de gestão e esteja inserido no calendário dos referidos instrumentos. Após a apresentação do histórico, Renata Puosso do Núcleo de Comunicação da EMS, fez uma breve fala sobre o material desenvolvido para o evento que incluiu a identidade visual do convite, a preparação dos interlocutores na ferramenta Zoom e a gravação do evento que resultou em 6 vídeos de apoio.

Prosseguindo, Do Carmo passou a palavra para Fernanda Ferrari, da Escola Municipal de Saúde Regional Centro, que apresentou os dados estatísticos colhidos na avaliação do evento. Frente a todos os dados apresentados, um material será desenvolvido para que as discussões sejam feitas nas regiões. Marcelo Scrocco, um dos interlocutores do evento comentou: “Eu acho que o grupo acertou, foi bem direcionado mesmo com as críticas para estrutura de tempo, sabíamos que não dava para fazer tudo, mas era importante pincelar o assunto e abrir a vontade de saber mais dos participantes.” Após a apresentação, foi aberto espaço para comentários.

Por fim, Maria do Carmo versou sobre a atualização das discussões da Resolução 11/2016, que está em andamento, mas será adiada para reorganização de agenda dos envolvidos, devido a atual situação da pandemia. Ao final, ficou estabelecido que a próxima reunião do GTEPS será no dia 15/04/2021.

Imagem dos participantes na reunião virtual do GTEPS de Março