Reunião Ordinária do GTEPS de Dezembro

O encontro contou com a apresentação de Maria do Carmo Monteiro, sobre o Projeto de incorporação do PLAMEP aos instrumentos de gestão do SUS, no município de SP.

 Por Renata Puosso

Na quinta-feira (17/10/2020), foi realizado o último encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), em 2020, contando com a participação de 35 profissionais da SMS.

A reunião teve inicio com informe sobre a constituição da Comissão Cientifica da Escola Municipal de Saúde (EMS), que será composta por representantes da EMS, da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP), das Escolas Municipais de Saúde Regionais (EMSR), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre outros.

A Comissão Cientifica terá um papel complementar ao da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) em âmbito municipal, uma vez que a Científica vai analisar o projeto antes de ser enviado ao CEP. O objetivo é apoiar o pesquisador e fomentar o tema de pesquisa, fortalecendo o atendimento e a melhoria do SUS. As discussões e elaboração de diretrizes estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro, iniciando-se com a reunião entre a Fátima Lico, da Divisão de Educação da EMS e a Doralice, do CEP.

Em seguida, foi dado o informe pela Betina Black Dalarmelino sobre o manifesto da Rede de Escolas Técnicas de Saúde (RETSUS) composta por Escolas e Centros Formadores de várias regiões do país enviado ao Ministério da Saúde (MS). Este manifesto elaborado pelos profissionais da RETSUS, trata do questionamento e posicionamento contrário ao projeto "Saúde com Agente" do MS, lançado no início de dezembro (08/12/2020), para a formação do agente comunitário em saúde (ACS) e agente de combate às endemias (ACE) por Instituições alheias à RETSUS, o que desconsidera totalmente a constituição e propósito desta Rede. Este documento já foi divulgado às EMSR por e-mail e será compartilhado com os demais.

Prosseguindo, Betina contou sobre a participação da EMS, na reunião junto com diversas Diretorias Regionais de Saúde (DRS) do estado de São Paulo, cujo tema foi a prestação de contas dos recursos da Educação Permanente (EP) junto à Secretaria de Estado da Saúde.

Encerrados os informes, Maria do Carmo Monteiro retomou a discussão iniciada no último GTEPS sobre o projeto de interface dos instrumentos de gestão do SUS, no município de SP. Nesta fase do projeto, está se trabalhando com o Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP) como ferramenta de gestão e que seja articulado, no calendário, com outros instrumentos.

Após sua apresentação, ficaram como encaminhamentos: a formação de um grupo de trabalho ampliado, com a participação da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) para atualizar o documento de orientação do PLAMEP; discutir e aprofundar a questão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a realização de uma oficina, provavelmente, em fevereiro.

Ao final da reunião, a Diretora da EMS, Rosana Casagrande agradeceu a participação e a valiosa colaboração de todos os membros do GTEPS, nas reuniões desse ano e desejando a todos Boas Festas e Feliz Ano Novo.

Sobre o GTEPS:

O Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS) é um fórum de discussão e pactuação de estratégias de educação permanente em saúde (EPS) em todas as instâncias da estrutura organizativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo junções consultivas junto ao Colegiado de Gestão Regional de São Paulo. Tem como objetivo propor as diretrizes para a implantação e implementação da formação e desenvolvimento dos recursos humanos na saúde, em consonância com os princípios preconizados pelo SUS, com a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e com os eixos prioritários da SMS, definidos no Termo de Compromisso da Gestão do Pacto pela Saúde. O GTEPS é constituído por Plenária integrando um representante e um suplente de cada órgão e ente da SMS, constituído por membros permanentes e membros convidados, dependendo da pauta da reunião. As reuniões são coordenadas pela diretoria da Escola Municipal de Saúde (EMS) e realizadas mensalmente, às terceiras 5ª feiras do mês, no auditório da Escola e após, o início da Pandemia, virtualmente.

Em 2020, tivemos reuniões ordinárias nos meses de fevereiro, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro com a participação dos diretores das seis Escolas Regionais e representantes da: Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância, Secretaria Executiva da Atenção Hospitalar, Diretoria das Relações Institucionais de Trabalho, HSPM, SAMU, EMS e EMSR, totalizando 235 participantes somando todos os encontros. Uma média de 39 participantes, por reunião.

Assista a fala da coordenadora da Divisão de Educação da EMS, Betina Black Dalarmelino, sobre os encontros deste ano:
 

VEJA TAMBÉM:

Leia na íntegra as pautas discutidas nos encontros do GTEPS em 2020:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=294330
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=306363
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=306366
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/ems/noticias/?p=306369