Reunião Ordinária do GTEPS de Outubro

O encontro contou com a apresentação de Maria do Carmo Monteiro, sobre a interface dos instrumentos de gestão, na Saúde.

  Por Renata Puosso

Na última quinta-feira (15/10/2020), foi realizado o terceiro encontro virtual do Grupo Técnico de Educação Permanente em Saúde (GTEPS), contando com a participação de 36 profissionais da SMS.

A reunião foi iniciada pela coordenadora da Divisão de Educação da Escola Municipal de Saúde, Betina Black Dalarmelino, parabenizando os educadores das redes de ensino pública e privada, em comemoração ao Dia do Professor.

“Parabéns a todos nós professores e professoras que nos dispomos a trocar experiências e conhecimentos com os nossos trabalhadores, um papel tão importante que a gente exerce na nossa Secretaria”.

Em seguida, foram dados os informes a começar pela Oficina CIES – SES: “Tecendo Caminhos para a retomada das ações de Educação em Saúde”, que teve sua data alterada para o dia 19/10 e o horário estendido das 8h30 às 12h30.
Outro informe foi sobre a postergação na constituição da Comissão de Revisão e Atualização dos Documentos Norteadores do GTEPS devido ao novo decreto de reestruturação da SMS e visando ao alcance de novas estratégias a partir de definições jurídicas junto à SMS.

Na sequência, foi anunciada a vinda da equipe do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para a Escola Municipal de Saúde. O intuito é acompanhar a equipe do CEP e integrar as ações e as informações. A diretora da Escola Municipal de Saúde, Rosana Casagrande anunciou: “Estamos aguardando a equipe de braços abertos e ansiosos para compormos novos projetos”.

Por fim, Thiago Mendes da Divisão de Educação, apresentou dados do monitoramento consolidados das planilhas do PLAMEP, recebidas das regiões, gerando o relatório final. Relatou a dificuldade em extrair dados de algumas planilhas, devido às diferenças no preenchimento dos dados. Assim, deverá realizar alguns ajustes, visando dar uniformidade nas informações e corrigindo as distorções.

Como pauta principal, Maria do Carmo Monteiro, apresentou o projeto de interface dos instrumentos de gestão do SUS. A ideia é organizar uma proposta para a Secretaria visando que esses instrumentos conversem entre si, facilitando a análise dos planos junto às ações de educação permanente. Os instrumentos atuais de gestão foram formalizados pela lei complementar federal-LC 141/2012 que regulamenta o processo de planejamento do SUS e define o papel de cada segmento, tais como: Conferência Municipal de Saúde, Plano Municipal de Saúde (PMS), Relatório Quadrimestral (REDQA), Relatório Anual de Gestão (RAG) e o Plano Municipal de Educação Permanente (PLAMEP).

Concluiu-se que há necessidade da construção de um instrumento de revisão, para que possam ser corrigidos alguns pontos e ações dos documentos anteriores, bem como a melhoria estrutural desses documentos e revisão dos prazos. Ao final, alguns participantes interessados nesta proposta, formaram um grupo de trabalho, que será coordenado pela Maria do Carmo.