Prefeitura de São Paulo e Polícia Civil realizam operação de combate à sonegação fiscal

Ação da Secretaria Municipal da Fazenda teve como alvo empresas que simulam sede em outro município.

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e a Polícia Civil realizaram nesta terça-feira (5/03) uma operação conjunta direcionada ao combate à evasão fiscal e fraudes tributárias. A operação contou ainda com o apoio logístico da Fazenda do Estado de São Paulo.

Nessa primeira operação integrada entre o Fisco paulistano e Polícia Civil, os respectivos órgãos tiveram como alvo a prática de Simulação de Estabelecimento, situação em que empresas prestam serviços em São Paulo, estando sediadas no município, mas que simulam, por meio de cadastros fiscais e outros elementos, estarem instaladas em outra cidade fazendo com que a arrecadação tributária não ocorra na Capital paulista, como deveria.



Essa iniciativa reflete o compromisso das autoridades fiscais paulistanas em promover uma fiscalização mais eficaz, visando garantir a justiça tributária e o cumprimento das obrigações fiscais por parte das empresas que atuam no município.

O subsecretário da Receita Municipal da Fazenda de São Paulo, Thiago Salvioni, enfatizou a importância desta ação integrada e destacou o papel fundamental da cooperação entre os órgãos fiscalizadores. "Esta operação conjunta representa um passo significativo no fortalecimento das políticas de fiscalização e arrecadação do município. Estamos comprometidos em garantir que todas as empresas que operam em São Paulo cumpram suas obrigações fiscais de forma justa e transparente", afirmou.

Próximos passos -
Os resultados desta operação serão analisados detalhadamente pelas autoridades fiscais e as empresas identificadas com irregularidades serão submetidas às sanções legais cabíveis. Além disso, essa ação serve como um ponto de partida para futuras operações conjuntas, consolidando a colaboração entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e arrecadação de tributos no estado de São Paulo.