DUC (Demonstrativo Unificado do Contribuinte) - 2ª Fase

Contribuintes poderão acessar também os débitos referentes ao IPTU em programa pioneiro da Secretaria Municipal de Finanças.

Depois do sucesso de lançamento do Demonstrativo Unificado do Contribuinte (DUC), que disponibiliza todas as informações individuais referentes a pagamentos e débitos dos tributos municipais, como ISS, TFE e TFA, a ferramenta traz uma grande novidade em sua segunda fase. A partir de agora, os contribuintes poderão acessar também informações sobre débitos de seu IPTU, pelo mesmo endereço eletrônico.

Disponível desde março de 2010, o dispositivo online é simples: basta acessar o link pelo endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/duc e digitar o CPF ou CNPJ.

Antes disso, é necessário se cadastrar neste site da Secretaria de Finanças e solicitar uma Senha Web - individual e segura, que representa a assinatura eletrônica da pessoa física ou jurídica que a cadastrou. Basta acessar a seção "Senha Web" e seguir as instruções.

A ferramenta corresponde a mais uma meta cumprida da Agenda 2012 e permite que o contribuinte acesse suas informações pessoais, imprima boletos de pagamento e acompanhe os vencimentos dos tributos pendentes. Os valores já estão atualizados e o pagamento pode ser feito na rede bancária autorizada, terminais de autoatendimento ou pela Internet. Há ainda a opção de parcelamento dos débitos. Pela própria página do DUC, basta acessar o link de um dois programas de parcelamento da Prefeitura: o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) ou o PAT (Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários) e se cadastrar em um deles.

O acesso pode ser feito pelo atalho: www.prefeitura.sp.gov.br/duc ou por link nesta página da Secretaria de Finanças: seção "DUC (Demonstrativo do Contribuinte)".

Nota: Para fazer a atualização cadastral de seu imóvel, o contribuinte deverá acessar a atual página de Atualização Cadastral, disponível neste site. Essa atualização é muito importante para que não ocorram casos de pagamento em duplicidade ou cobrança indevida.