Prefeitura de São Paulo começa a enviar IPTU 2012

Desconto de 6% para pagamento à vista.

Desde o dia 16 de janeiro, a Prefeitura de São Paulo começou a postar nos Correios as primeiras notificações do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, que sofreu reajuste de 6,45% para 2012. São aproximadamente 3,2 milhões de imóveis cadastrados na Cidade de São Paulo, dos quais 1,6 milhão possui algum tipo de isenção ou desconto. A estimativa de arrecadação para o ano é de cerca de R$ 5 bilhões.

O contribuinte deverá receber nos próximos dias o boleto de pagamento com a data de vencimento da primeira parcela ou da parcela única escolhida por ele mesmo. Caso tenha escolhido todo dia 1°, por exemplo, receberá a notificação do primeiro lote. Se escolheu todo dia 20, receberá a notificação postada pela Prefeitura no dia 02 de fevereiro, e assim por diante, de acordo com o calendário do IPTU, disponível no portal da Prefeitura (prefeitura.sp.gov.br/iptu). Para aqueles que não fizeram opção por alguma data específica, o vencimento será todo dia 9. Os contribuintes isentos que já estão recebendo suas notificações, apenas para conhecimento, postadas a partir de 13 de janeiro.

O pagamento do IPTU poderá ser efetuado de uma só vez, com desconto de 6%, até a data do primeiro vencimento, ou em até 10 (dez) prestações iguais, mensais e sucessivas, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Vale ressaltar que o pagamento realizado em menos de 10 (dez) parcelas, se não for à vista, não gera desconto.

Há também a possibilidade de se optar pelo débito automático em conta corrente. Para isso, o contribuinte deve quitar a primeira parcela do IPTU, preencher a autorização que vem junto com a Notificação de Lançamento, e entregá-la em um dos seguintes bancos: Itaú, Bradesco, ABN Amro Real, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Nossa Caixa, Safra, Santander e Unibanco.

Aqueles que são cadastrados no Programa Nota Fiscal Paulistana, e indicaram o imóvel que será beneficiado com os créditos até o dia 30 de novembro de 2011, já terão o valor abatido no IPTU 2012. O abatimento pode chegar a 100%.