Dicas de Leitura - Biomas do Brasil

Apresentamos mais alguns livros da série de dicas de leitura Biomas do Brasil. Conheça também as seleções anteriores de cada bioma, com obras disponíveis no acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas para empréstimo e leitura.

"Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo.“
Heitor Villa-Lobos,  compositor brasileiro 1887 - 1959

Dicas de lieutra - biomas do Brasil - capas dos livros selecionados

O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de hábitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência das populações humanas. Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade. *(Ecossistemas - Biomas - Brasil).
 

Biomas: conhecer para proteger - Fernando Carraro; Orlando (il.)
Marina se empolga com o concurso sobre biomas promovido na escola: o vencedor apresentará seu trabalho na Semana do Meio Ambiente. Como um dos meios de pesquisa, troca informações e fotos com colegas que moram em regiões de outros biomas e faz descobertas incríveis sobre a flora, a fauna e a vida das populações. Acompanhe Marina nessa viagem pelo Brasil e aprenda com ela a valorizar e a preservar as nossas riquezas naturais.
Ecossistemas - Brasil - Literatura infantojuvenil

Biomas brasileiros - Eloci Peres Rios; Miguel Thompson
O estudo dos biomas na escola se justifica pela crescente deterioração provocada por ações antrópicas nos diversos ecossistemas naturais. Seja pela diminuição da biodiversidade planetária ou pelo desaparecimento de ecossistemas inteiros, é fundamental passarmos às novas gerações uma maior atenção à questão ambiental.
Além da complexidade conceitual, o tema é propício para o trabalho de sensibilização às questões ambientais, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a observação, a elaboração de experimentos, a inferência a partir de análise de dados, e a interpretação ao juízo de valores. O livro Biomas Brasileiros se inicia apresentando noções, conceitos e contextos de biomas, antes de sugerir ao docente da área a melhor abordagem do tema para alunos do Ensino Fundamental II, foco desta obra. Neste nível, já entram conceitos ecológicos (fatores bióticos e abióticos, ciclos biogeoquímicos, características climáticas, estruturas adaptativas para diferentes ambientes), que caracterizam os principais biomas brasileiros e mundiais. Será incluído também, o estudo das ações antrópicas sobre esses biomas. Segue-se uma caracterização dos principais biomas brasileiros: Caatinga, Pantanal, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas. Pretende-se mostrar as principais características (temperatura média anual, precipitação média anual, tipo de solo, sazonalidade, biomassa, biodiversidade) de cada um.
Educação - Estudo e ensino; Ecossistemas - Estudo e ensino; Educação ambiental - Estudo e ensino

Biomas do Brasil: desafios e alternativas (Biomes of Brazil: challenges and alternatives - Ladislau Dowbor (org.); versão para o inglês Cipriana Leme
Este livro surgiu da esperança de que ao conhecermos mais detalhadamente o intrincado bioma brasileiro sejamos capazes de adotar as alternativas responsáveis para o verdadeiro salto tecnológico e o uso inteligente dos nossos recursos naturais, para a valorização ética ao olharmos para o futuro e garantirmos a conservação dos nossos biomas. Texto em português e inglês.
Biodiversidade - Brasil - Fotografias e ilustrações; Meio ambiente - Brasil - Fotografias e ilustrações; Proteção ambiental - Brasil - Fotografias e ilustrações; Ecossistemas - Brasil - Fotografias e ilustrações

Criaturas noturnas: os animais que vivem na escuridão dos biomas brasileiros - Guilherme Domenichelli; Fábio Sgroi
O biólogo Guilherme Domenichelli apresenta diversos animais de hábitos noturnos que habitam os biomas brasileiros. Como o jupará e o sapo-pipa, da Amazônia; a jaritataca e o escorpião, da Caatinga; o lobo-guará e o tatu-canastra, do Cerrado; o tapiti e a cobra coral, da Mata Atlântica; o ratão-do-banhado e o gato-palheiro, dos Pampas; a paca e a suçuarana, do Pantanal. Além disso, você vai conhecer os animais que vivem na noite da Zona Costeira, como a lontra e o mão-pelada, e também aqueles que encontramos nas cidades, como o gato e a lagartixa. Embarque nessa expedição noturna e descubra a importância dessas espécies para a natureza
Animais noturnos - Brasil - Literatura infantojuvenil

Brasil: paisagens naturais: espaço, sociedade e biodiversidade nos grandes biomas brasileiros - Marcelo Leite
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Os seis biomas que compõem o mapa brasileiro são apresentados por Marcelo Leite tanto em suas características naturais, como no processo de ocupação humana do território. O livro apresenta os conceitos básicos dos estudos das paisagens e ressalta a riqueza da biodiversidade brasileira e a necessidade de preservação ambiental, com propostas de desenvolvimento sustentável.
Ciências (Ensino médio) - Estudo e ensino; Meio ambiente; Ecologia; Proteção ambiental

Era verde? Ecossistemas brasileiros ameaçados - Zysman Neiman
Tema constante na mídia e grande objetivo de estudos acadêmicos (principalmente a partir do fim do século XX), a questão ambiental vem sensibilizando toda a sociedade. A degradação dos recursos naturais por meio do desmatamento, a exploração imprópria das riquezas minerais, a poluição das águas etc., chegaram a níveis inaceitáveis, segundo o autor.
Amazônia; Ecologia - Brasil; Ecossistemas - Brasil; Mata Atlântica; Pantanal Mato-Grossense (MT e MS)

O ser humano e o meio ambiente de A a Z - Anna Maria Brasil; Fátima Santos
Material indispensável para técnicos, educadores, estudantes de todos os níveis e profissionais. Esta edição conta com novos verbetes, conteúdo ampliado incluindo a atualização das legislações ambientais brasileiras, o novo Marco Legal do Saneamento Básico, a Amazônia Legal, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Este dicionário é uma importante ferramenta de consulta para professores e alunos de todas as matérias. Inclui anexos: Biomas brasileiros e seus impactos (Floresta Amazônica / Mata Atlântica / Caatinga / Pampas / Cerrado / Pantanal / Floresta de Araucárias / Costeiro). Biomas mundiais e seus impactos (Tundra / Floresta Boreal ou Taiga / Decídua Temperada / Pluvial Tropical / Pluvial Temperada / Campos Temperados / Campos Tropicais-Savanas / Chaparral / Deserto). Tráfico ilegal da Fauna e da Flora.
Meio ambiente - Dicionários; Ciência ambiental; Ecologia


LITERATURA INFANTOJUVENIL

Árvores do Brasil: cada poema no seu galho - Lalau; Laurabeatriz (il.)
Árvores do Brasil apresenta algumas das árvores mais importantes do nosso país. É uma homenagem a essas verdadeiras maravilhas da natureza que nos dão sombra e frutas, evitam que a erosão acabe com nossos rios, oferecem abrigo e alimento aos bichos e passarinhos, ajudam a retirar poluentes do ar que respiramos e deixam a vida mais bonita e florida. Lançado em 2011, no Ano Internacional da Floresta, o livro é um grande e colorido desfile de quinze espécies de árvores, três de cada bioma brasileiro: pau-brasil, araucária, jequitibá, ipê-do cerrado, buriti, jatobá-do-cerrado, juazeiro, mulungu, umbuzeiro, ipê-roxo, jenipapo, pau-formiga, castanheira-do-pará, piquiá e mogno. Cada árvore ganhou um poema, uma ilustração e a companhia de um bicho que mantém alguma relação de vida com ela: alimenta-se das frutas e folhas, procura abrigo, ajuda a espalhar sementes ou caça insetos que vivem nos troncos. No final, o livro traz nomes científicos e textos sobre a altura que podem atingir, principais características e usos das madeiras, como os frutos são consumidos pelo homem, problemas que enfrentam na natureza e outras informações.
Poesia infantil brasileira.

Em busca do bioma ideal: as aventuras de um mico-leão-dourado - Doralice Scafi; Moises Celegatti
Esta fábula conta as aventuras de um briguento mico-leão-dourado que, por conta da devastação do bioma da Mata Atlântica, deixa seu habitat e parte em busca de parentes num bioma que lhe traga mais segurança. De forma descritiva atraente, narra as características da fauna e da flora e as conversas do mico com os animais característicos de cada bioma. O mico Piranga aventura-se no Pantanal, Pampas, Cerrado e Caatinga, chegando ao bioma da floresta Amazônica. Ao final, ele entende o porquê não encontrou nenhum parente nos biomas que percorreu.
Literatura infantojuvenil; Ecossistemas - Literatura infantojuvenil

mapa dos biomas do Brasil
Mapa da distribuição dos biomas brasileiros. - Wikipedia

Conheça mais sobre cada bioma do território brasileiros consultando livros do acervo do Sistema Municipal de Bibliotecas. Há dicas de leitura com a seleção de obras sobre a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa desse acervo, com pequenas sinopses, assuntos e links para o catálogo online.

Dicas de Leitura - Vozes da Amazônia

Dicas de Leitura - Vozes da Caatinga

Dicas de Leitura - Vozes do Cerrado

Dicas de Leitura - Vozes da Mata Atlântica

Dicas de Leitura - Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa

Links de interesse:
* Ministério do Meio Ambiente - Biomas — Informações sobre os seis biomas do Brasil e suas características distintas:? Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa.
MapBiomas - iniciativa do SEEG/OC (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima) e é produzido por uma rede colaborativa de co-criadores formado por ONGs, universidades e empresas de tecnologia organizados por biomas e temas transversais.
Mapbiomas Alerta - Relatórios de alertas de desmatamento no Brasil
Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
Wikipedia - Biomas do Brasil

_______________________________________________________________________

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

Veja aqui outras Dicas de Leitura com livros do acervo SMB.

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.