HISTÓRICO DO SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS

Leia aqui o histórico completo.

Em 1926, a partir da liberação do acesso ao público da Biblioteca da Câmara Municipal um ano antes, instalou-se na Rua 7 de Abril, n. 37 a Primeira Biblioteca Pública de São Paulo.

Sob a inspiração de Paulo Duarte e comando de Mário de Andrade elaborou-se um projeto para estruturar as atividades culturais na cidade através da criação de um Departamento de Cultura. Pelo ato n. 861 de 30 de maio de 1935 consolidou-se a idéia viabilizada pelo grupo de intelectuais de que faziam parte também Antonio Alcântara Machado e Sergio Milliet, entre outros.

A partir de 1936, Rubens Borba de Moraes assumiu a Divisão de Bibliotecas do Departamento. Neste mesmo ano inaugurou-se a Primeira Biblioteca Infantil sob a direção de Lenyra Fraccaroli. Em 1955 passou a denominar-se MONTEIRO LOBATO.

Em 1942, o Prefeito Prestes Maia entregou à população o prédio da Biblioteca Pública Municipal, que em 1960 recebeu o nome de MÁRIO DE ANDRADE.
Nas Décadas de 1950/60 formou-se a rede de bibliotecas de bairro, com ênfase em acervos voltados para o público infanto-juvenil. Essa expansão incorporou ao município dezenas de novas bibliotecas existentes até hoje.

Nos anos 70 estruturou-se a Secretaria Municipal de Cultura e criaram-se os Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infanto-Juvenis.

Na década de 1980 foi inaugurado o Centro Cultural São Paulo que mantém expressivos acervos da cidade e um conjunto de Bibliotecas.

Em 2003 foram criados os Centros Educacionais Unificados com Bibliotecas que atendem o público em geral.

Pelo Decreto nº 46.434, de 6 de outubro 2005, instituiu-se o Sistema Municipal de Bibliotecas - SMB,  que visa integrar todas as bibliotecas públicas municipais para melhor desenvolverem suas políticas, seus serviços e sua estrutura informacional. E promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, à leitura e à aquisição e produção de conhecimento, visando o estímulo da reflexão crítica e da criação cultural.

Com o Decreto no 48.166 de 2 de março de 2007 todas as bibliotecas de bairro voltaram a pertencer a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura..

Em 2023 o Sistema Municipal de Bibliotecas está constituído por 118 bibliotecas, sendo 51 bibliotecas públicas de bairro, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, a Biblioteca Mário de Andrade, as 3 bibliotecas do Centro Cultural São Paulo - CCSP, as 58 bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados - CEUs, a Biblioteca Ruth Cardoso do Centro Cultural da Juventude – CCJ, a Biblioteca do Arquivo Histórico Municipal, a biblioteca do Centro Cultural da Penha e a biblioteca do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, e os Serviços de Extensão com 13 Bosques da Leitura, 14 Pontos de Leitura, Caixaestante e o Ônibus da Cultura.

O catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas possibilita o acesso aos registros bibliográficos do acervo existente em todas as bibliotecas públicas da cidade de São Paulo.

Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas

Missão
Garantir à população da cidade de São Paulo o direito de acesso pleno à leitura e à informação mediadas por profissionais habilitados e qualificados, fomentando ações de leitura e de promoção do livro que contribuam para o desenvolvimento humano, a formação de leitores, bem como a formação cidadã.

Visão
Ser referência na prestação de serviço público de qualidade por meio de um atendimento de excelência ao munícipe, promovendo a leitura prazerosa e a informação cidadã de forma significativa à população em geral, com ética, transparência e urbanidade.

Ser referência na prestação de serviço público de qualidade nas áreas de fomento à leitura e acesso à informação, por meio de um atendimento de excelência ao munícipe e programas e projetos que promovam a leitura prazerosa e a informação cidadã de forma significativa à população em geral, com ética, transparência e urbanidade.

Valores

    • Respeito ao ser humano - Atuar de forma a sempre respeitar as diferenças individuais e a diversidade cultural dos cidadãos;
    • Responsabilidade social - Propiciar os meios para que o indivíduo torne-se leitor freqüente e cidadão consciente e participante na sociedade em que vive;
    • Atendimento dedicado e focado no cidadão - Buscar suprir as necessidades de informação dos cidadãos, atendendo-os de forma dedicada e especializada.