Dicas de Leitura - Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa

As sugestões de livros do acervo SMB de julho de 2022 apresentam obras sobre o Pantanal e o Pampa, a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras, cujas trajetórias estão ligadas aos biomas.

Na série Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil distinguimos cada um deles - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - trazendo informações sobre fauna, flora, costumes, lendas, regionalismos, políticas públicas, etc., e também autores notáveis oriundos de cada região, com obras que integram os acervos infantil e adulto do Sistema Municipal de Bibliotecas. Com o título Vozes do Pantanal e Vozes do Pampa, finalizamos as dicas por regiões da série Biomas do Brasil, apresentando uma seleção de livros destes dois últimos biomas.

 dicas-de-leitura - capas dos livros selecionados sobre pantanal e pampa


PANTANAL

O bioma Pantanal ocupa 1,8% do território nacional e abrange parte dos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As tipologias de vegetação do cerrado são predominantes neste bioma, ocorrendo também vegetação semelhante à caatinga e pequenas áreas com florestas. Entretanto, o bioma Pantanal é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas. Ali se reúnem representantes de quase toda a fauna brasileira e durante o período de inundação parte dessa fauna se refugia nas áreas mais altas, retornando quando baixam as águas. O Bioma Pantanal é o mais preservado, embora a criação de gado seja uma atividade importante economicamente para a região, aliada às atividades de turismo (IBGE, 2019). Apesar de sua beleza natural exuberante o bioma vem sendo muito impactado pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária, especialmente nas áreas de planalto adjacentes do bioma. Ressalte-se que apenas 4,68% do Pantanal encontra-se protegido por 28 unidades de conservação, das quais 6 correspondem a UCs de proteção integral e 22 a UCs de uso sustentável (BRASIL, 2021).
 

Pantanal Mato-grossense - Samuel Murgel Branco
Vida em Sociedade. Brasil. Ecologia. Pantanal Mato-grossense. Fauna. Flora. Matas. Cerrados. Campos. Vegetação. Vida aquática. Hábitos do pantaneiro. Garimpo. Problemas ambientais.
Pantanal Mato-grossense (MT e MS) - desafios

Plantas do Pantanal - Arnildo Pott e Vali J. Pott
Guia ilustrado com fotografias coloridas para identificação de 520 espécies da flora do Pantanal, exceto aquáticos, gramíneas e ciperáceas. A fotografia geralmente abrange a planta com flor e/ou fruto. As plantas pertencem a 97 famílias, das quais as leguminosae foram as mais contempladas (98 espécies), seguidas de Euphorbiaceae (21), Rubiaceae (21), Compositae (20), Bignomiaceae (15) e Myrtaceae (15). O texto de cada planta, além de nome científico e nome vulgar, consta de informações sintéticas, originais e bibliográficas, em linguagem de divulgação, sobre os seguintes itens: etimologia, hábito e época de flor/fruto, utilização regional e potencial, ecologia (se aumenta ou diminui com gado, fogo, cheia ou seca), eventualmente cultivo, ocorrência (tipos de ambientes, de vegetação e de solos), e distribuição geográfica. Em utilização foram incluídos usos econômicos, como apícola, forrageira, frutífera, madeireira, medicinal, ornamental, etc., e importância para espécies da fauna.
*Botânica - Pantanal Mato-grossense (MT e MS)

Plantas aquáticas do Pantanal - Vali J. Pott e Arnildo Pott
O livro dos pesquisadores Vali Joana Pott e Arnildo Pott, ambos da Embrapa, traz informações bastante curiosas, por exemplo, sobre a vitória-régia (Victoria amazonica), maior planta aquática do mundo e que tem a maior flor das Américas. No extremo oposto está a Wolffia, que é a menor planta com flor que se conhece, sendo que ambas, às vezes, crescem juntas. Além delas, as diversas espécies de camalotes, chapéus-de-couro, cortiças, ervas-de-bicho, florzeiros, orelhas-de-onça, entre outras, podem ser facilmente distinguidas no livro.
*Botânica - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS); Plantas aquáticas (Botânica) - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS)

O Pantanal - Fernando Portela
Texto ficcional - Um grupo de artistas se hospeda em uma fazenda no Pantanal. Eles vão rodar um filme sobre um personagem histórico, Nega Naná, que aí viveu durante a Guerra do Paraguai. As discussões sobre a realidade pantaneira, os conflitos entre alguns membros da equipe e sobretudo com o anfitrião, o controvertido fazendeiro Gregório, compõem as peças de um enredo que corre paralelo às filmagens, para culminar num crime misterioso. Conteúdo geográfico - Características físicas da região. - A conquista do Pantanal; uma abordagem histórica. - Os primitivos donos da terra: tribos pantaneiras no passado e no presente. - O homem e as cidades da região. - A economia do Pantanal. - As agressões ao meio ambiente. Contém Suplemento de Atividades.
*Geografia na literatura; Pantanal Mato-grossense (MT e MS)

LITERATURA INFANTOJUVENIL

O Pantanal - Rubens Matuck
O Pantanal é uma das maiores planícies de sedimentação do mundo. No Brasil, está localizado em parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A região apresenta uma fauna rica e diversificada. Pássaros como o colhereiro, o jaburu, o irerê, o cabeça-seca, o martim-pescador e as araras vermelha e azul transformam o céu e as matas com seu colorido deslumbrante.
*Ecologia - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil; Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil; Animais - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil

A vida no Pantanal - Roberto Antonelli Filho
Este livro mostra de forma abrangente a diversidade de ambientes naturais e suas riquezas encontrados no mundo todo. Apresenta, também, a beleza da relação dos animais com o meio ambiente onde vivem além de motivar a formação da consciência preservacionista.
*Ecologia - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil; Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil; Animais - Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil

Pantanal: Mosaico das águas - Marcelo Leite
Em férias no Pantanal, Juliana não aguenta mais ficar no meio de tanto mato e tantos bichos. Por outro lado, seu irmão Tiago está adorando ficar na fazenda da família, pois seu grande sonho é tornar-se veterinário e, com certeza, ele está no local perfeito para conhecer diversos animais. Marcílio, filho de Dona Jacira, a cozinheira da fazenda, é o guia e grande companheiro de Tiago nas aventuras pelo Pantanal. Mas o que os três não esperavam nessas férias, era encontrar uma onça-pintada e, ainda, impedir um assassinato.
*Pantanal Mato-Grossense (MT e MS); Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Literatura infantojuvenil; Geografia - Literatura infantojuvenil

Tem rebuliço no Pantanal - Elba GGomes; Luciene GGomes (il.)
A ecologia está na ordem do dia! Todos precisam saber da importância de preservar o meio ambiente; por isso, os tuiuiús estão convocando toda a passarada para um comício: "Vamos salvar o Pantanal ou será a nossa extinção!".
*Literatura infantojuvenil; Pantanal Mato-Grossense (MT e MS) - Preservação - Literatura infantojuvenil


PAMPA

O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 193.836km² (IBGE, 2019). Isto corresponde a 69% do território estadual e a 2,3% do território brasileiro. As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas. O bioma exibe um imenso patrimônio cultural associado à biodiversidade. As paisagens naturais do Pampa se caracterizam pelo predomínio dos campos nativos, mas há também a presença de matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, formações arbustivas, butiazais, banhados, afloramentos rochosos, etc. A progressiva introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas têm levado a uma rápida degradação e descaracterização das paisagens naturais do Pampa. A perda de biodiversidade compromete o potencial de desenvolvimento sustentável da região, seja perda de espécies de valor forrageiro, alimentar, ornamental e medicinal, seja pelo comprometimento dos serviços ambientais proporcionados pela vegetação campestre, como o controle da erosão do solo e o sequestro de carbono que atenua as mudanças climáticas, por exemplo.
Em relação às áreas naturais protegidas no Brasil o Pampa é o bioma que menor tem representatividade no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), representando apenas 3% da área continental brasileira protegida por unidades de conservação. O fomento às atividades econômicas de uso sustentável é outro elemento essencial para assegurar a conservação do Pampa. A diversificação da produção rural a valorização da pecuária com manejo do campo nativo, juntamente com o planejamento regional, o zoneamento ecológico-econômico e o respeito aos limites ecossistêmicos são o caminho para assegurar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social. A estrutura da vegetação dos campos – se comparada à das florestas e das savanas – é mais simples e menos exuberante, mas não menos relevante do ponto de vista da biodiversidade e dos serviços ambientais. Ao contrário: os campos têm uma importante contribuição no sequestro de carbono e no controle da erosão, além de serem fonte de variabilidade genética para diversas espécies que estão na base de nossa cadeia alimentar. * IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Biomas e sistema costeiro-marinho do Brasil: compatível com a escala 1:250.000. Rio de Janeiro, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. 168 p. (Relatórios metodológicos, v. 45).

Aves do Pampa = Birds Pampa - Edson Endrigo (fotográfo)
O livro 'Aves do Pampa' apresenta o trabalho que o fotógrafo Edson Endrigo realizou neste bioma nos últimos seis anos. Todas as imagens contidas neste livro foram realizadas na natureza, no ambiente em que as aves vivem, sendo que nenhuma ave foi capturada para a realização destas fotos. Contém textos em português e inglês.
*Fotografia de aves - Rio Grande do Sul

A vida nos campos e nos pampas - Roberto Antonelli Filho; ilustrações Luiz Antônio, José Renilton e Cocolete; fotos Haroldo Palo Jr.
*Animais - Pampas (Rio Grande do Sul); Plantas - Pampas (Rio Grande do Sul)

LITERATURA

Assim na terra - Luiz Sérgio Metz
Inspirada num verso de T. S. Eliot - 'no meu começo está meu fim e no meu fim meu começo' -, a narrativa acompanha a jornada do protagonista pelo pampa gaúcho em sua viagem de autoconhecimento. Metz trata as palavras como material precioso, cria uma máquina do mundo e proporciona ao leitor um prazer de leitura. Usando palavras do próprio Metz, surge 'uma hermenêutica do sul, com a calma acadêmica e o vigor dos demônios'.
*Romance brasileiro - Século 20

--------------------------

Links de interesse sobre o Pantanal e Pampa
Ministério do Meio-Ambiente - bioma Pantanal Pantanal — Português (Brasil) (www.gov.br)
mma.gov.br
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Biomas | IBGE - biomas
Wikipedia - Pantanal: Pantanal – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Wikipedia - Pampa: Pampa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Veja aqui outras Dicas de Leitura.

Confira também as Dicas de Leitura de junho de 2011 sobre o Meio Ambiente, as de setembro de 2013 sobre a Amazônia, as de março de 2015 sobre o Dia Mundial da Floresta e da Água, e as Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil: Vozes da Amazônia (novembro 2021), Vozes da Caatinga (janeiro 2022), Vozes do Cerrado (março 2022) e Vozes da Mata Atlântica (junho 2022).

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB.

____________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou *assunto (Pantanal, Pampa) para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.