PUBLICAÇÕES DA COORDENAÇÃO - SMB

Arquivo de algumas publicações das Bibliotecas Públicas Municipais. Atualizada em 5 de janeiro de 2024.

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

BOLETIM

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. X, n. X, jan./jun. 2021Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo
Publicação semestral do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, neste quarto número lança a seção Memória, em entrevista com Wladimir Martins do Prado, sociólogo, e servidor municipal aposentado. Apresenta dados quantitativos sobre o movimento geral de leitura e acervos referentes aos anos de 2019, 2020 e primeiro semestre de 2021, revelando os efeitos da Covid-19 sobre o atendimento dos serviços municipais de leitura da Prefeitura de São Paulo. Notícia no site.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 3, n. 1, jan./jun. 2021 - Arquivo PDF completo

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 3, n. 1, jan./jun. 2021 - Tabelas MS- Excel


Capa do Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo v2 n2 jul-dez 2020Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo
Publicação semestral do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, neste terceiro número mantém a seção para artigos de colaboradores, e apresenta dados sobre os territórios de moradia de 93.794 usuários de 111 unidades que compõem a rede de serviços municipais de leitura da Prefeitura de São Paulo. Notícia no site.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 2, n. 2, jul./dez. 2020 -
Arquivo PDF completo

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 2, n. 2, jul./dez. 2020 - Tabelas MS- Excel

 

 

capa do Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo com uma fotografia em branco e preto de cinco crianças sentadas lendo um livro.Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo
Publicação semestral do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, neste segundo número o Boletim inaugura sua seção para artigos de colaboradores, apresenta dados estatísticos e análises sobre o perfil dos usuários de 111 serviços municipais de leitura, e sobre o movimento geral de leitura (frequência, matrículas, empréstimos e consultas) e os acervos da rede em 2019. Notícia no site.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 2, n. 1, jan./jun. 2020 - Arquivo PDF completo

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 2, n. 1, jan./jun. 2020 - Tabelas MS- Excel



Capa do Boletim Estatíscodas Bibiotecas Públicas de SP - jul./dez.2019A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, lança o Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, de periodicidade semestral.

Este número de lançamento apresenta e analisa dados relativos ao movimento geral de leitura (frequência, consultas, matrículas e empréstimos) e aos acervos para toda a rede de serviços municipais de leitura, referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018

Para a versão on-line, as tabelas são disponibilizadas também em formato MS-Excel.  Os interessados na versão impressa poderão solicitar exemplares por e-mail. notícia no site.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo, v. 1, n. 1, jul./dez. 2019
- Arquivo PDF completo      -     Tabelas MS-Excel     -     errata versão impressa


GUIA DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL


Agenda CSMB Guia de Programação Bibliotecas SP (Agenda)
Guia da programação cultural das Bibliotecas Públicas, Ônibus da Cultura, Espaços, Pontos e Bosques da Leitura que são administrados pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas.

 

Agendas Culturais Mensais 2024

Agendas Culturais Mensais 2024

Confira as agendas culturais mensais dos anos anteriores:

Agendas mensais 2023Agendas mensais 2022As agendas não foram publicadas no período da pandemia do Coronavírus de abril de 2020 a dezembro de 2021; Agendas mensais 2020 ; Agendas mensais 2019Agendas mensais de 2018; Em 2017 não houve publicação das agendas de programação; Agendas mensais de 2016Agendas mensais de 2015Agendas mensais de 2014Agendas mensais de 2013

    Nota: As agendas "Guia  de programação das Bibliotecas" não foram publicadas a partir de março de 2020 uma vez que as bibliotecas da cidade permanecem fechadas devido à pandemia do Covid-19.  A divulgação da programação online continuou a ser feita pelo site e nas redes sociais de CSMB e das bibliotecas. As publicações só retornaram no ano de 2022. 

LIVROS

 Timol

 

 TIMOL: Teatro Monteiro Lobato 50 anos (arquivo em pdf)
Publicação que conta os 50 anos da história do TIMOL - Teatro Infantil Monteiro Lobato, com depoimentos dos primeiros integrantes do grupo, como Iacov Hillel, Marisa Martinez Solano, Rodolfo Cavalcanti, Wilma Legris, Yara Camil, Marcos Caruso, Analaura de Souza Pinto, entre outros.  2015.
Veja mais informações na Biblioteca Monteiro Lobato.

Teia de Experiências

 

Teia de Experiências: reflexões sobre a formação de contadores de histórias

Publicação que reúne artigos escritos por professores e palestrantes do Curso Básico de Formação de Contadores de Histórias, realizado desde 2008 na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, temática em Contos de Fadas. Outubro de 2013.
arquivo em pdf
arquivo online

 


A Luta é Contínua

A Luta é Contínua: balanço da programação

Relatório do projeto 'A luta é contínua', desenvolvido pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Uma programação centrada no período da ditadura civil-militar a partir da perspectiva daqueles que resistiram a um govern o ilegítimo. Maio de 2013.

arquivo em pdf
arquivo online

Bibliotecas Públicas
Bibliotecas Públicas: ações, processos e perspectivas


A publicação reúne artigos com relatos de experiências desenvolvidas nos últimos anos na rede de bibliotecas públicas administradas pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. 2012.

arquivo em pdf
arquivo online

 

Revista da Zona Norte

 

Revista da Zona Norte
A revista eletrônica é uma realização da Coordenadoria Regional Norte juntamente com os coordenadores das bibliotecas públicas da Zona Norte de São Paulo. São elas: Biblioteca Afonso Schmidt, Biblioteca Álvares de Azevedo, Biblioteca Brito Broca,  Biblioteca Érico Veríssimo, Biblioteca José Mauro de Vasconcelos, Biblioteca Menotti Del Picchia, Biblioteca Narbal Fontes, Biblioteca Nuto Sant’Anna, Biblioteca Padre José de Anchieta, Biblioteca Pedro Nava, Biblioteca Sylvia Orthof e Biblioteca Thales Castanho de Andrade. Veja aqui as sete edições produzidas em 2016.

Mascote Fnzines

 FanZines nas Zonas de Sampa - Oficinas de histórias em quadrinhos
O projeto teve início em 2006 e foi até 2014 com o intuito de apresentar uma linguagem atraente que aproximasse crianças, adolescentes, jovens e adultos da leitura.  As oficinas eram dividas em Histórias em Quadrinhos (iniciantes e avançado), Caricatura e Mangá, trabalhando a clareza na produção do roteiro, o desenvolvimento e a articulação do texto escrito com o formato do desenho e coerência da HQ. Com encontros semanais, duração de três meses e carga horária total de 48h, as aulas aconteceram em diversas unidades da rede municipal de bibliotecas. Ao final dos módulos, os participantes recebiam cópias dos fanzines de sua turma, podendo trocar com colegas de outras regiões e divulgar o próprio trabalho. Havia palestras com roteiristas e desenhistas periodicamente. A idade mínima para fazer parte das atividade era de 10 anos para iniciantes e 14 anos para avançado, sem limite máximo. Cerca de mil pessoas passaram pelo programa e há as que se profissionalizaram e hoje atuam como quadrinistas e em áreas relacionadas. O projeto contou com o blog FanZines nas Zonas de Sampa http://hqzineszonas.blogspot.com. O projeto “Fanzines nas Zonas de Sampa” ganhou na categoria “Grande Contribuição” no conceituado Prêmio HQMIX em junho de 2012, considerado o Oscar dos Quadrinhos no Brasil.
Confira aqui alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos.