BIBLIOTECA EM NÚMEROS

Página atualizada em 1 de março de 2024.

DADOS ESTATÍSTICOSestatística
 

Para facilitar a divulgação da informação pública e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, Lei 12.527 de 18/11/2011, disponibilizamos aqui dados estatísticos da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas.

As informações se referem às unidades subordinadas diretamente à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Os dados divulgados no período de 2009 a 2016 são referentes à 51 Bibliotecas Públicas de Bairro, Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, 15 Pontos de Leitura, 13 Bosques da Leitura e 12 Roteiros alternados semanalmente do Ônibus-Biblioteca, além de dados da Feira de Troca de Livros e Gibis. A partir de 2017, a Biblioteca Jayme Cortez do Centro Cultural da Juventude e a Biblioteca José Paulo Paes do Centro Cultural da Penha passam a fazer parte do conjunto de bibliotecas de CSMB, conforme decreto 57.528 de 12 de dezembro de 2016, e seus dados passam a ser coletados, organizados e divulgados em conjunto, totalizando 54 bibliotecas.

Vale destacar que informações sobre os demais equipamentos que formam o Sistema Municipal de Bibliotecas como a Biblioteca Mário de Andrade (acesso pelo link), as Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, a Biblioteca do Arquivo Histórico e as Bibliotecas dos CEUs devem ser obtidas diretamente com os respectivos responsáveis pelos mesmos.

Para os dados de 2016 foi publicado "Diagnóstico Socioterritorial: Bibliotecas e Serviços de Extensão em Leitura No Município de São Paulo." no qual é possível obter os dados estatísticos de todas as bibliotecas e serviços municipais de leitura que compõe o Sistema Municipal de Bibliotecas.

Boletim Estatístico das Bibliotecas Públicas de São Paulo - Publicação semestral do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas. Arquivos em PDF e Tabelas MS-Excel. Acesse em Publicações periódicas CSMB.

Veja também informações em Relatórios - Bibliotecas de São Paulo.
 

 Planilhas Estatísticas

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro 2024
Apresentam dados referentes ao período quanto ao público atendido, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais (presenciais e online), para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas – CSMB. Encontram-se abertos os seguintes Serviços de Extensão:
- Pontos de Leitura: Jardim Lapenna e Parque do Piqueri;
- Bosques de Leitura: Parque Anhanguera, Parque do Carmo, Parque Cidade de Toronto, Parque Lions Club Tucuruvi, Parque Raposo Tavares e Parque do Trote.
Os demais Pontos de Leitura, Bosques de Leitura e o Ônibus da Cultura permanecem fechados.

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro 2023
Apresentam dados anuais relativos a 2023 quanto ao público atendido, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais (presenciais e online), para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB (formato Open Document.ods).

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro 2023

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro de 2022
Apresentam dados anuais relativos a 2022 quanto ao público atendido, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais (presenciais e online), para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB (formato Open Document.ods).

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro de 2022

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro de 2021
Apresentam dados anuais relativos a 2021 quanto ao público atendido, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais (presenciais e online), para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB (formato Open Document.ods).

Planilhas CSMB (.ods) de janeiro a dezembro de 2021

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2020
Apresentam dados anuais relativos a 2020 quanto ao público atendido, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais, para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB (Ms-Excel.xlsx).

Quadro dos dados consolidados da estatística CSMB 2020

 

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2019
Apresentam dados mensais, trimestrais e anuais relativos a 2019 quanto à frequência, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais, para as 54 bibliotecas e para os serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB (Ms-Excel.xlsx e PDF).

Quadro resumo estatistica 2019

Variáveis principais (.pdf)  - Frequência, matrículas, empréstimos, consultas e acervos dos serviços municipais de leitura vinculados à Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, segundo os tipos e serviços municipais de leitura.

Quadro de serviços por região (.pdf)  - Relação dos serviços municipais de leitura vinculados à Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas por Regiões Administrativas, Subprefeituras, e Distritos de localização – São Paulo – 2019

Eventos culturais (.pdf) - Eventos culturais e frequência aos eventos culturais nos serviços municipais de leitura vinculados à Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), por tipos de eventos culturais, segundo os tipos e serviços municipais de leitura – São Paulo – 2019

 

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2018
Apresentam dados referentes à frequência, matrículas, empréstimos, consultas, acervos e eventos culturais das 54 bibliotecas e dos serviços de extensão em leitura vinculados à Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas - CSMB.

Dados-CSMB-2018-site

Frequência às bibliotecas – consolidado 2018
Tabela com os dados relativos à frequência às bibliotecas vinculadas à CSMB.
Frequência para leitura por grupos de idade (.xls)

 

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2017
Apresentam dados referentes à frequência, acervo,  consulta, empréstimo, matrícula, eventos das bibliotecas, bosques de leitura e eventos dos pontos de leitura. Os ônibus-biblioteca não funcionaram no período.

Dados CSMB 2017

Frequência às bibliotecas – consolidado 2017
Conjunto de seis tabelas com os dados relativos à frequência às bibliotecas vinculadas à CSMB, por tipo de atividade, e conforme dados de perfil sociodemográfico.
Frequência por tipo de atividade (.xlsx)
Frequência para leitura por sexo (.xlsx)
Frequência para leitura por grupos de idade (.xlsx)
Frequência para leitura por cor ou raça (.xlsx)
Frequência para leitura por escolaridade (.xlsx)
Frequência para leitura das pessoas com deficiência (.xlsx)

 

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2016
Apresentam dados referentes à frequência, acervo, consulta, empréstimo, matrícula, eventos das bibliotecas, eventos dos pontos de leitura e dados das Bibliotecas Temáticos. Os ônibus-biblioteca não funcionaram no período.

 estatística

 

Planilhas CSMB (.xlsx) de janeiro a dezembro de 2015
Apresentam dados referentes à frequência, acervo, consulta, empréstimo, matrícula, eventos das bibliotecas, eventos dos pontos de leitura, eventos do ônibus-biblioteca.

 estatística

 

Planilhas CSMB (.pdf) de janeiro de 2009 a dezembro de 2017
Apresentam dados referentes ao acervo, frequência total, empréstimo, consulta e matrícula.

Quadro estatístico (.pdf) das Feiras de Troca de Livros de 2019 e resumo geral de 2007 a 2019.
Nota: Não foram realizadas Feiras de Troca de Livros e Gibis em 2020 devido à pandemia do Covid-19 (coronavirus).

Feira-de-troca-de-livros-movimento-resumo-2007-19