FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS


Coordenada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas, em mais uma parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a Feira de Troca de Livros e Gibis teve início em 2007, quando somou cerca de 10 mil trocas em três parques municipais. Devido ao grande sucesso e em atendimento às solicitações da população, entre 2008 e 2010, o projeto foi ampliado para oito parques, em 2011 ele aconteceu em dez parques, em 2012 oito parques e em 2013 voltou a acontecer em dez parques. Em 2014, além dos dez parques, também foi realizado no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel. Em 2015 aconteceu em sete parques, dois cemitérios e no Festival do Livro e da Literatura de São Miguel. Em 2016 foram sete parques e quatro edições especiais: Mirante 9 de Julho, Festa Literária de Cidade Tiradentes, Museu da Imigração e o Festiva do Livro e da Literatura de São Miguel. Em 2017 aconteceu no Parque Buenos Aires, Parque Cidade de Toronto, Parque do Piqueri, UNIBES Cultural, Parque da Aclimação, Parque do Carmo, Parque da Independência, Vão livre do MASP,  Festival do Livro e da Literatura de São Miguel e Parque Ibirapuera. Em 2018: Parque da Aclimação, Parque Buenos Aires, Parque do Carmo, Parque Ibirapuera, Parque Independência, Parque do Piqueri, Parque do Povo, Parque Raul Seixas, Parque Severo Gomes. Em 2019: Parque do Piqueri, Parque Lydia Natalízio Diogo, Parque Buenos Aires, Parque da Aclimação, Parque do Carmo, Parque da Independência, Parque Barragem do Guarapiranga e Parque do Ibirapuera. Em 2020 não foram realizadas Feiras de Trocas devido à pandemia do Covid-19 (coronavírus).

O principal objetivo do evento é oferecer ao público a oportunidade de renovar suas bibliotecas pessoais sem custo. A única recomendação é que os livros não sejam didáticos ou técnicos e estejam em bom estado.

Os frequentadores têm à sua disposição mesas/bancas separadas da seguinte forma:

Artes / Audiolivros
Gibis / Mangás / Quadrinhos
Literatura brasileira (clássicos, contemporâneos, contos, crônicas, poesias, teatro)
Literatura estrangeira (traduzidos)
Literatura infantil
Literatura juvenil
Outros idiomas
Religião / Autoajuda

Para participar, basta levar livros em bom estado de conservação, de quaisquer gêneros literários, nas modalidades: romance, conto, crônica, poesia etc. e trocá-los na base de 1 por 1. Como o intuito da Feira é fomentar a Leitura de Textos Literários, não são aceitos livros de caráter informativo (didáticos-técnicos-escolares). As pessoas podem trocar seus livros e/ou gibis nas bancas ou entre si.
A atividade é gratuita e não há limite de idade.

Veja o arquivo pdf do movimento da Feira de Troca de Livros e Gibis 2019

Dados estatísticos das Feiras de 2007 a 2019:

Feira-de-troca-de-livros-movimento-resumo-2007-2019

Veja aqui imagens das Feiras de 2019
Veja aqui imagens
das Feiras de 2018
Veja aqui imagens das Feiras de 2017
Veja aqui imagens das Feiras de 2016
Veja aqui imagens das Feiras de 2015
Veja aqui imagens das Feiras de 2014

É proibida a comercialização de livros durante a Feira de Trocas, assim como a montagem de estruturas não autorizadas oficialmente pelas Secretarias Municipais da Cultura e/ou do Verde e Meio Ambiente (bancas, mesas, cavaletes desmontáveis, displays, além da exposição em lonas, tecidos e similares no chão do Parque)


feira-de-troca-4-imagens