Dicas de Leitura - Vozes da Caatinga

As sugestões de leitura de livros do acervo SMB de janeiro de 2022 ajudam a compreender o que é Caatinga, quem são seus habitantes e suas realidades, a partir dos olhares e das palavras de autores e autoras cujas trajetórias estão ligadas à região e ao bioma.

Na série Dicas de Leitura sobre os Biomas do Brasil distinguimos cada um deles - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - trazendo informações sobre fauna, flora, costumes, lendas , regionalismos, políticas públicas, etc., e também autores notáveis oriundos de cada região, com obras que integram os acervos infantil e adulto do Sistema Municipal de Bibliotecas. Com o título Vozes da Caatinga, damos sequência à série Biomas do Brasil, apresentando uma seleção de livros cujo assunto seja relevante e identifique essa região no Brasil.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste, e engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Apresenta uma grande biodiversidade; concentra-se na Região Nordeste do país, cujo clima é semiárido. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”.
A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Os cientistas já catalogaram 932 espécies vegetais na caatinga, mas ainda há muito a ser estudado. O pouco que se sabe já surpreende: cerca de 380 dessas plantas não existem no resto do mundo. A fauna da Caatinga é bastante diversificada, mas não tão conhecida, havendo diversas espécies de animais endêmicos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Caatinga apresenta 178 espécies de mamíferos, 591 espécies de aves, 117 espécies de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 espécies de peixes e 221 espécies de abelhas.

Dicas de Leitura - Vozes da Caatinga

Caatinga - Célia de Assis
Ilustrações de Paulo Ferreira, Ricardo José Nogueira da Silva e Rigoberto do Rosário Jr.
"Quando o fruto da seringueira está maduro, explode e lança longe suas sementes. É a expansão do verde. Árvores gigantescas, como o chichá e a sumaúma, alimentam com seus frutos macacos, araras e periquitos.(...)"
Botânica - Brasil; Caatinga; Plantas florestais - Brasil

Caatinga: a paisagem e o homem sertanejo - Samuel Murgel Branco
Entre os ambientes que caracterizam o nosso extenso território, o da caatinga constitui um dos mais singulares. Resultado da falta de uniformidade na precipitação e distribuição das chuvas, sua paisagem possui aspectos que a destacam daquela de clima desértico em todo o mundo. E é nesse ambiente que vive o sertanejo. Ele consegue, à custa de grande trabalho e perseverança, sobreviver num ambiente que poucas civilizações do mundo seriam capazes de adotar como sua pátria. O autor, biólogo, dá uma visão panorâmica desse ambiente, salientando os problemas dele resultantes e sugerindo medidas que possibilitem a fixação do homem nesse vasto território.
Botânica; Brasil - Caatinga

Quero morrer na caatinga - Aderaldo Luciano
Porque morrer é performance. Porque nascer, disparate. É talvez o melhor livro de poemas do bardo de Areia. Um olhar sem ilusões e sem medo diante de um mundo em turvação, vazado em dísticos implacáveis como pancadas de enxada em terra dura..
Poesia Brasileira - Século 21

Rio São Francisco - Didi Oliveira , Ilustrações de Suppa
Coleção “As duas margens no país das águas amigas”, Histórias repletas de magia, folclore e cultura, tipicamente brasileiros. A personagem principal, um indiozinho chamado Inhambuxoropeci, viaja pelo País em busca da Yara, a mãe d’água. Com uma linguagem simples e páginas cobertas de ilustrações, o livro conscientiza sobre a preservação do meio-ambiente, ao abordar a importância das matas ciliares para a sobrevivência de rios e mananciais.
São Francisco, Rio - Literatura Infantojuvenil

A Caatinga - Rubens Matuck
A caatinga é uma vegetação típica do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Os animais que ali vivem desenvolvem formas peculiares de sobrevivência. Na cidade de Curuça, na Bahia, vive um casal muito especial de araras - a ararinha azul e a arara maracanã. Os vaqueiros que moram em Curuça têm muito orgulho de sua terra. Todos os anos eles preparam uma festa e comparecem com seus trajes típicos. A festa é especial e muito diferente daquelas festas que, usualmente, o leitor conhece.
Ecologia da caatinga - Literatura infantojuvenil

A caatinga: diário de uma viagem - Rubens Matuck
O único ecossistema exclusivamente brasileiro, a caatinga, precisa de mais conservação. Neste livro, você vai conhecer mais sobre os animais e as plantas típicas da Caatinga.
Ecologia da caatinga - Literatura infantojuvenil

A vida na caatinga - Roberto Antonelli Filho
Ela é linda, mas está ameaçada de extinção - é a arara-azul-de-lear que irá mostrar, entre outras curiosidades, a participação da planta juazeiro na vida da caatinga.
Ecologia da caatinga - Literatura infantojuvenil

SOS ararinha-azul - Edith Modesto, ilustrações de Rogério Soud
Rafael vai passar uma temporada com a avó, dona Ju, que mora numa pequena e pacata cidade na Bahia. No entanto, tranquilidade não é exatamente o que Rafinha encontra na bucólica Curaçá. Ele e seus amigos começam a desconfiar que uma quadrilha está traficando animais silvestres na região. Resolvem, então, formar um grupo para proteger os animais e desmascarar os criminosos.
Meio ambiente - Literatura infantojuvenil

As peripécias do jabuti - Daniel Munduruku , ilustrações de Ciça Fittipaldi
Em As peripécias do jabuti, o velho pajé conta três histórias cuja personagem principal é o jabuti, símbolo da paciência, constância e da perseverança em vencer os desafios. Seus adversários – a raposa, a onça e o veado catingueiro, mais espertos, mais fortes e mais rápidos, estão tão preocupados com suas habilidades pessoais que se esquecem de que, se há obstáculos que se vencem com força física, há outros mais difíceis que se vencem com o pensamento e a inteligência
Indígenas da América do Sul - Brasil Lendas - Literatura infantojuvenil - Fábulas brasileiras - Histórias indígenas

Caatinga

Links de interesse sobre a Caatinga
Ministério do Meio-Ambiente -Caatinga mma.gov.br
Brasil Escola - Caatinga - https://brasilescola.uol.com.br/brasil/caatinga.htm
Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga
Toda Matéria - https://www.todamateria.com.br/caatinga/

Veja aqui outras Dicas de Leitura.
Confira também as Dicas de Leitura - Vozes da Amazônia (11/2021) e Dicas de Leitura - Meio Ambiente (6/2011)

____________________________________________________________________________________

Atenção: os links dos títulos são elaborados por um ISBN para facilitar o direcionamento da obra no catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e a disponibilidade. Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.