Dicas de Leitura - Dias especiais do Livro Infantil

Em abril celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil no dia 2 e o Dia Nacional do Livro Infantil no dia 18.

A data 2 de abril foi escolhida para ser o Dia Internacional do Livro Infantil pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens (IBBY, sigla em inglês para International Board on Books for Young People) em 1967 com o objetivo de despertar o amor pela leitura e homenagear o aniversário de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos mais importantes nomes da literatura infantil. Escritor e poeta é considerado o primeiro autor a adaptar fábulas já existentes para o público infantil.

Dicas de Leitura - Hans Christian Andersen

O patinho feioHans Christian Andersen
Dona Pata esperou ansiosamente o nascimento de seus filhotes, porém ficou surpresa ao notar que de dentro do último ovo saiu um patinho de penugem cinza, diferente dos outros, todos amarelinhos. Por muito tempo, o Patinho feio foi vítima de gozações e humilhações até que resolveu fugir. Um dia, vendo lindos cisnes nadando no lago, ele imaginou como seria maravilhoso ser como aquelas aves elegantes e belas. Nessa hora, o Patinho olhou para seu reflexo na água e levou um grande susto: ele não era um filhote de pato desengonçado, mas sim um cisne! Foi aí que percebeu que finalmente havia achado sua turma.
Clique no link para baixar o livro gratuitamente em pdf: https://www.baixelivros.com.br/infantil/o-patinho-feio

A princesa e a ervilha - Hans Christian Andersen
É um dos primeiros contos do dinamarquês Hans Christian Andersen, e inicialmente publicado em 1835. Relata a história de um príncipe que desejava casar com uma princesa de verdade, mas ele estava tendo dificuldade em encontrá-la.
Clique no link para baixar o livro gratuitamente em pdf: https://www.baixelivros.com.br/infantil/a-princesa-e-a-ervilha

A roupa nova do imperador - Hans Christian Andersen
Conta a história de um imperador que gostava muito de roupas novas, e um dia recebe em seu reino dois espertalhões, que se dizem alfaiates e prometem tecer uma roupa especialíssima para ele: invisível “a qualquer pessoa incompetente em seu ofício ou completamente tola”. Logo se imagina que muita gente fez papel ridículo para não passar por estúpido. Principalmente, o imperador!
Clique no link para baixar o livro gratuitamente em pdf:https://www.baixelivros.com.br/infantil/a-roupa-nova-do-imperador-pdf

Confira também as Dicas de Leitura de abril de 2011 - Livro Infantil e as Dicas de Leitura de maio de 2015 - Literatura Infantil Nacional

O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela Lei no 10.402, de 8 de janeiro de 2002: “Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de abril, data natalícia do escritor Monteiro Lobato”. A homenagem é para o autor pioneiro e pai da literatura infantil brasileira.

Dicas de Leitura - Monteiro Lobato

A reforma da natureza - Monteiro Lobato
Dona Benta, Tia Nastácia e o Visconde de Sabugosa são convidados pelos chefes de Estado da Europa para participar da Conferência da Paz de 1945 como representantes da Humanidade e do Bom Senso. Desta forma, a pequena "República do Sítio do Picapau Amarelo" poderá ensinar à humanidade o segredo de bem governar os povos. Pedrinho e Narizinho os acompanham, mas Emília fica no Sítio. Na verdade, Emília não quis ir porque pretendia fazer a sua "reforma da natureza".
Clique no link para ler o livro digital gratuitamente: 
 https://issuu.com/editoraftd/docs/a_reforma_da_natureza__monteiro_lobato

Fábulas: [em quadrinhos]adaptado da obra de Monteiro Lobato por Miguel Mendescom ilustração de Luiz Podavin
Fábulas; Mais bichos falantes!; A sabedoria dos bichos; Lições da vida; Histórias para sempre; Fábulas de Lobato; Animais que falam?; As fábulas e outras histórias e Isso quer dizer...
Clique no link para ler o livro digital gratuitamente: https://issuu.com/gabrielazancan/docs/monteiro_lobato_em_quadrinhos_-_fab

O Marquês de Rabicó - Monteiro Lobato
O Marquês de Rabicó é o terceiro episódio do livro Reinações de Narizinho. Na história, a boneca Emília ainda se casa com Rabicó, após Narizinho convencê-la de que o leitão é um marquês e de que esse arranjo realizaria seu sonho de se tornar princesa.
Clique no link para baixar o livro gratuitamente em pdf: https://www.baixelivros.com.br/literatura-brasileira/marques-de-rabico

O Saci - Monteiro Lobato
Pedrinho foi caçar no Capoeirão dos Tucanos, a mata virgem do Sítio do Picapau Amarelo, e encontrou um saci, que lhe contou os segredos da floresta e várias lendas do folclore brasileiro, como a Mula-sem-cabeça, o Boitatá, o Lobisomem, o Negrinho do Pastoreio e muitas outras…De maneira surpreendente, o encontro com o saci se torna muito mais do que a prova da coragem de Pedrinho, e se transforma em uma grande amizade permeada por conversas sobre a vida, ao lado de seres fantásticos do folclore brasileiro.
Clique no link para baixar o livro gratuitamente em pdf: https://www.baixelivros.com.br/literatura-brasileira/o-saci

Confira também as Dicas de Leitura de abril de 2013 com dicas de livros de Monteiro Lobato, e as Dicas de Leitura de maio de 2015 - Literatura Infantil Nacional

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.