Dicas de Leitura - Dia Nacional da Literatura Infantil e Dia de Monteiro Lobato

Dicas de livros de Monteiro Lobato e programação especial

Dia Nacional da Literatura Infantil  e Dia de Monteiro Lobato

Emilia por André Le Blanc

18 de abril é a data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Literatura Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato, autor consagrado nesse tipo de obra e imortalizado por seus leitores.

Alguns livros sugeridos:

A Menina do Narizinho Arrebitado
Primeiro livro do autor, foi publicado por Monteiro Lobato em 1920 e originou Reinações de Narizinho, um de seus maiores clássicos.

Reinações de Narizinho
Um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca, reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo. Desde seu lançamento em 1931 o livro diverte e forma gerações.

O Picapau Amarelo
Depois de receber uma carta do Pequeno Polegar, Dona Benta aceita ter os habitantes do País das Maravilhas como os novos moradores do Sítio do Picapau Amarelo. Houve até um triunfante resgate dos anões da torre ilhada pelos piratas do “Hiena dos Mares”, que depois tornou-se o “Beija-Flor das Ondas”, o iate de passeio da Turma do Sítio. Picapau Amarelo, o incrível sítio onde tudo pode acontecer.

O Casamento da Emília
Não foi desta vez que Emília ficou casada. Na sua festa de casamento, a boneca descobre que seu noivo, o Marquês de Rabicó, é um grande comilão e não passa de um mentiroso que finge ser marquês.

A Chave do Tamanho
Nessa história, Dona Benta e toda a turma do Sítio do Picapau Amarelo estão tristes com as notícias que chegam pelo rádio e pelos jornais contando sobre os bombardeios e as mortes causadas pela Segunda Guerra Mundial. Escondida de todos, Emília resolve dar um jeito nessa situação e parte para uma aventura arriscada que pode acabar com toda a civilização. Depois de mudar o tamanho de todos os seres humanos, a bonequinha sai pelo mundo enfrentando perigos e fazendo descobertas. Em suas andanças chega a encontrar o temido Adolf Hitler.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Programação especial - Contação de histórias

O Casamento da Emilia
Com Maria Cecila Coscia Graner
Obra de Monteiro Lobato em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Dia 11 de abril às 15h - 2013
Biblioteca Paulo Duarte

Naquele livro tinha uma história
Especial Monteiro Lobato
Com Marta Nosé Ferreira e Maria Haila de Oliveira
Narrativas e leituras de prosa e poesia da literatura infantojuvenil.
2as e 3as feiras às 14h30 - dias 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de abril - 2013
4as e 5as feiras às 10h - dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de abril - 2013

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato