Dicas de Leitura - Literatura Infantil Nacional

Ziraldo, Marina Colasanti, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Fernanda Lopes de Almeida e Maria Clara Machado são os autores escolhidos para as dicas de literatura infantil de maio.

A leitura deve ser estimulada e exercitada pela vida toda, especialmente durante a infância, para que faça parte do desenvolvimento e do crescimento intelectual da criança. Confira nossas  dicas de maio com alguns dos melhores títulos infantis da literatura nacional que acompanha gerações, e não se esqueça de levar seus filhos às bibliotecas de São Paulo.

Dicas de Leitura - Literatura Infantil Nacional

O bichinho da maçã - Ziraldo
Debaixo da madeira, o divertido e sagaz bichinho da maçã narra para os animais ali reunidos como conseguiu safar-se do perigo de ser devorado pelo homem que arrancou da árvore a maçã onde ele mora. Nessa história, quem decide se é realidade ou invenção são as crianças!

Breve história de um pequeno amor - Marina Colasanti

Numa narrativa sensível e delicada, o livro conta a história do amor de mãe que uma escritora desenvolve por dois pequeninos pombos que encontrou no telhado do seu escritório. Uma história sobre criação, sentimento, amor e liberdade.

História do Mundo para as crianças - Monteiro Lobato
A simpática Dona Benta, matriarca do mundo mágico do Sítio do Picapau Amarelo, utiliza de toda sua cultura, instrução e conhecimento para narrar, em 35 noites, a história do mundo. Isso mesmo: a história do mundo todinha, desde a sua criação até a Segunda Grande Guerra Mundial, próxima da publicação do livro. Essa é uma das histórias infantis mais compridas de Monteiro Lobato, que é patrono de uma de nossas bibliotecas.

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias - Ruth Rocha
Em suas divertidas histórias, o livro vai mostrando inteligentes personagens, que usam da criatividade para resolver seus problemas na vida. Marcelo, por exemplo, resolve criar palavras novas para os objetos, numa busca de entender porque as coisas são como são, e porque os nomes significam o que significam.

Mico Maneco - Ana Maria Machado
Um dia Mico Maneco estava com uma fome danada e foi a uma loja de comida. Comeu bolo de nata e gostou muito. Comeu feijoada e gostou muito mais. Como o ovo não estava bom, Mico Maneco jogou pela janela e acertou no pé do Tatu Jeca. Na história de comilança, a série continua a ajudar os que aprendem a ler.

Pinote, o fracote e Janjão, o fortão - Fernanda Lopes de Almeida
Janjão tem tudo com "ão": Grandão, fortão, valentão. Mas quando tenta suplantar o pequenino Pinote, Janjão desperta no rapaz a coragem de vencê-lo pela inteligência. O jogo é duro, quem será que vai vencer?

Pluft, o fantasminha - Maria Clara Machado
Este livro traz a história da amizade de Pluft, o pequeno fantasminha que tem medo de pessoas, e da jovem Maribel, que fora sequestrada pelo pirata Perna-de-pau; uma história repleta de emoções, aventuras, tesouros e piratas cruéis. A história é adaptada da peça de 1955, e conta com ilustrações de Graça Lima.

Consulte o nosso catálogo online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros. Para consultar mais títulos com o tema relacionado, experimente a busca pelas palavras-chave literatura infantil e literatura infantojuvenil.
Atenção: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto para localizar outras edições e as bibliotecas.

Consulte a lista das bibliotecas pelas regiões de São Paulo.

Veja aqui outras Dicas de Leitura.