Exposição "Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos"

Dia 11 de outubro foi aberta a mostra "Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos", no Arquivo Histórico de São Paulo,  em exposição até 29 de novembro de 2014. A curadoria foi realizada por Patrícia Golombek, arquiteta, pesquisadora e ex-aluna da Escola – uma “caetanista”. A "Escola Normal", como era conhecida de início, foi a instituição pioneira de formação de professores no estado de São Paulo, abrigando a primeira Escola-Modelo e o primeiro jardim da infância em escola pública do Brasil.

Maquete física do conjunto edificado em sua configuração
no início do século XX

A Escola Normal tem origem em 1846, mas apenas em 1894 é inaugurado na Praça da República o edificio projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1928). O conjunto sofre ampliações na primeira metade do século XX, mas a partir da década de 1950 passa a sofrer pressões resultantes do crescimento urbano. Em 1978, o edifício é salvo da demolição para obras da estação República do metrô, período em que a escola é transferida para o bairro da Aclimação, passando a funcionar no antigo edifício a Secretara de Estado da Cultura.

Antonio Caetano de Campos (1844-1891), médico e educador, responsável pela reforma do ensino público paulista no final do século XIX, foi homenageado na década de 1930 através do nome dado à Escola Normal: Instituto Caetano de Campos.
 
Vista parcial da exposição que traz fotos, mobiliário de época
e réplicas de uniformes

Para a mostra foi reunido um conjunto considerável de itens tais como mobiliário original da escola, carteiras escolares do final do século XIX  ao início do XX, materiais  didáticos antigos e documentários. Será apresentada, em especial, a reconstituição da carteira escolar que Ramos de Azevedo projetou para a escola e que nunca saiu do papel, considerada o primeiro móvel de design projetado por um brasileiro. 

A mostra traz também uma  reconstrução virtual da Escola Normal e do prédio do Jardim da Infância que funcionava nos fundos da escola, demolido ao final dos anos 30 para dar continuidade à Avenida São Luis. Além disso, o público poderá ver uma maquete física de todo o complexo escolar, modelo realizado pelos alunos do Senac, parceira no projeto. Através desta maquete deficientes visuais poderão compreender, em especial ex-alunos, como era o prédio.

O departamento de moda do Senac, por sua vez, reproduziu todos os uniformes usados na escola durante o século XX. Outro destaque é a reconstituição de uma sala de aula da década de 1930 com 20 carteiras, montada para que o público possa ter uma experiência mais ampla nesse túnel do tempo. Uma sala de Jardim da Infância também poderá ser vista em outro ambiente.  Completam esse conjunto diversificado fotografias das instalações e de atividades escolares, exemplares das primeiras cartilhas publicadas no Brasil pelos professores da Escola, diplomas, etc.

Réplicas de uniformes escolares e esportivos ganham destaque no
saguão do Edíficio Ramos de Azevedo

A montagem da mostra “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos” na sede do Arquivo Histórico de São Paulo traz ainda um motivo especial. Construído para receber alunos do curso de “Eletricidade” da Escola Politécnica, o edifício, também projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, permite ao visitante conhecer um exemplar de arquitetura escolar da década de 1920, um dos remanescentes do conjunto destinados aos cursos de engenharia estabelecido no final do século XIX no Bom Retiro.

A mostra é resultado de 4 anos dedicados à pesquisa cujos produtos incluem ainda o site Caetano de Campos: a escola que mudou o Brasil (
iecc.com.br) e um livro que será lançado em breve pela Edusp.


Exposição     “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”
Quando:         11/10 a 29/11/2014
Horário:          segunda à sábado – das 9h00 às 17h00
Onde:              Arquivo Histórico de São Paulo
                        Praça Cel. Fernando Prestes, 152 – Metrô Tiradentes
                        ENTRADA FRANCA