Share

Monografias de História dos Bairros de São Paulo




Clique para ler a versão em PDF

O Arquivo Histórico de São Paulo , do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo é responsável pelo Concurso de Monografias sobre a História dos Bairros de São Paulo, instituído pela Lei no. 8.248, de 7 de maio de 1965.

O concurso teve início em 1968 e é aberto ao público em geral, pesquisadores, memorialistas e historiadores dos bairros paulistanos. Visa divulgar e incentivar a pesquisa dos documentos que compõem seu acervo e o prêmio é a publicação dos trabalhos.

Já foram publicados os seguintes trabalhos, respectivamente, do número 1 ao 27: Brás, Pinheiros, Penha, Santo Amaro, Jardim da Saúde, Santana, São Miguel Paulista, Vila Mariana, Bom Retiro, Sé, Ibirapuera, Luz, Nossa Senhora do Ó, Ipiranga, Bela Vista, Liberdade, Higienópolis, Lapa, Aclimação, Jardim América, Perdizes, Consolação, Santa Ifigênia, Itaquera, Vila Clementino, Itaim-Bibi, Luz:notícias e Reflexões.

Em fevereiro de 2007 foram publicadas as monografias 28, 29 e 30, vencedoras do XXII Concurso, outorgado pela Comissão julgadora constituída pelos professores Anna Maria Martinez Corrêa, Ana Maria de Almeida Camargo e Hugo Segawa: 1º. Lugar, Vila Nova Savóia, de autoria de Maria da Penha Marinovic Doro, 2º. Lugar Barra Funda dos autores Aideli S. Urbani Brunelli; Ana Paula Karruz;Dilze Onilda de Lima;Fernando T. H. F. Machado; Krystyna Okrent, Liliana Maria Migliano Bosisio; Lina Angélica Maria Gumauskas; Roseli Sobral; Simone de Melo Lins e Solange Rainone dos Santos e 3º. Lugar. Santa Cecília, do autor Clóvis Athayde Jorge (in memorian).

As monografias vencedoras no último Concurso, Penha de França de autoria de Jorge Gonçalves de Macedo e Wilker de Almeida (1º lugar), Moema de autoria de Glauco Belmiro da Rocha (2º lugar) e Itaim Paulista de autoria de Jesus Matias de Melo (3º lugar) não foram publicadas ainda, mas estão disponíveis em PDF para leitura.



A coleção completa está disponível na Seção de Acervo Bibliográfico do Arquivo Histórico para leitura e pesquisa.