Educativo

SOBRE NÓS

O Núcleo educativo é responsável por aproximar, ampliar e transformar as relações entre o patrimônio cultural e a sociedade. Em uma instituição com um acervo documental que salvaguarda a história da municipalidade, patrimônio de interesse público, a ação educativa ganha camadas mais profundas, reivindicando ações de caráter perene, na formação de políticas de acesso. Nosso trabalho exige não apenas a tarefa de comunicar e tornar público o acesso à informação, mas o de democratizar e ampliar o sentido às noções de patrimônio, através de um pensamento crítico, para um exercício de cidadania.

A presença do núcleo educativo em um arquivo público é essencial para a ampliação da visão e da função social dos arquivos como lugares de memória, mas também como lugares de aprender, onde a sociedade participa de forma ativa no processo de construção de sentidos, histórias e narrativas. Dessa forma, nosso trabalho acontece em rede e de forma colaborativa com os outros núcleos do Arquivo, na construção de um espaço de pesquisa, formação e educação para os mais diversos públicos.

Na elaboração de políticas de acesso, é fundamental pensar a acessibilidade como um exercício constante e em um sentido amplo, enxergando para além dos aspectos físicos, as camadas de relações com as mais diversas identidades culturais. Tendo isso em vista, nossos projetos e ações são apoiados pelo conceito de democracia cultural, permeados por relações de raça, gênero, história, memória e direito à cidade, para aproximação e produção de diálogos, a fim de retirar o véu que distancia a população dos equipamentos culturais.

Atuamos a partir de dispositivos de mediação, no ambiente virtual e presencial, nos programas de visitação, na formulação de recursos didáticos, oficinas, formação de professores e estudantes, cursos, pesquisas e publicações, para a comunicação com os diversos segmentos da sociedade, com um olhar apurado e sensível para a comunidade escolar, universitária e para os diversos públicos na integração do arquivo com o território e com a cidade. 

_____________

AGENDAMENTO DE VISITAS

VISITAS PATRIMONIAIS | para pessoas ou pequenos grupos com interesse no patrimônio edificado e curiosidade sobre as práticas de arquivo.

O programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo estimula diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da Administração Pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação a partir de experiências de mediação para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.

RESERVE AQUI SEUS INGRESSOS GRATUITAMENTE!

Visitas presenciais - individual ou em grupo* (máximo 10 pessoas)

Dias e horários: terças (14h30), quintas (10h30) e sábados (10h30 e 14h) - duração de aproximadamente 1h30.

Observação: Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.

-

VISITAS EM GRUPO | para grupos universitários, escolares, institucionais com interesse em visitas educativas e experiência poéticas.

Por meio do nosso Programa de Visitas Educativas, grupos escolares, universitários, de entidades sociais e institucionais, terão a oportunidade de vivenciar e aprender com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública.

O Núcleo Educativo elabora visitas específicas para atender as demandas, datas e horários de grupos interessados em conhecer a documentação, memória e história da cidade de São Paulo.

Para isso é necessário o agendamento prévio através do e-mail educativoahm@gmail.com.
As visitas agendadas são realizadas para grupos de no mínimo 10 pessoas.

Caso a data que possui interesse não esteja disponível, significa que neste dia e horário o agendamento de grupos já foi solicitado ou o núcleo educativo possui outra atividade programada. Neste caso, orientamos que escolha outra data de seu interesse.

Clique AQUI para acessar o formulário de agendamento de grupos!

As visitas agendadas são realizadas para grupos de no mínimo 10 pessoas.

Duração média: 1h30min a 2h30min, com ênfase na difusão dos acervos documentais em relação à história da cidade, através de diálogos com o acervo e possibilidade de propostas práticas com a produção de oficinas.

Em caso de dúvidas, entre em contato por email: educativoahm@gmail.com

-

ROTEIRO CENAS DE SÃO PAULO EM UM ARQUIVO VIVO | visita guiada em grupo pelos espaços e exposições do AHM.

O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer todas as exposições do AHM numa super visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas:

  • Exposição Acervo e Conservação: exemplares do AHM, com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais;
  • Exposição Atas da Câmara (1555-1899): dos documentos do passado ao território do presente, um conjunto de obras com os documentos mais antigos da América Latina;
  • Visita ao laboratório de conservação e restauro do AHM;
  • Visita à Biblioteca do Arquivo, especializada em temas relacionados à cidade;
  • Ocupação Arquivo Vivo que aborda reflexões para uma atualização da função social dos arquivos na contemporaneidade.

A participação no Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo é feita através de agendamento prévio. A visita guiada é presencial, e feita em grupos de no máximo 15 pessoas.

As visitas ocorrem mensalmente na última terça-feira do mês em dois horários: das 10h às 11h30 ou das 14h30 às 16h. A participação é gratuita.

CLIQUE AQUI PARA AGENDAR!

_____________

EXPOSIÇÃO: OCUPAÇÃO ARQUIVO VIVO

  

A visitação à exposição Ocupação Arquivo Vivo é livre, sem necessidade de agendamento prévio.

Horários: segunda à sexta das 09h às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

O AHM não abre aos domingos e feriados (com exceção dos feriados aos sábados, nesse caso, o Arquivo é aberto para visitação).

_____________
 
JOGO ARQUIVO NÔMADE

    

O Jogo Arquivo Nômade, reconstrói a trajetória de deslocamentos nos espaços que fazem parte da memória do Arquivo Histórico Municipal. Acompanhando as transformações que ocorreram na cidade de São Paulo e na administração pública, o Arquivo passou por diferentes endereços. O jogo propõe um percurso através de fotografias e curiosidades, dos diversos edifícios até chegar na atual sede.

Esse dispositivo de mediação faz parte do programa Arquivo em uma pasta, que são recursos didáticos idealizados pelo núcleo educativo e produzidos em parceria com o núcleo de comunicação, ambos alocados na Supervisão de Pesquisa e Difusão. A versão digital está disponível através do link Jogo Arquivo Nômade, que você pode baixar, imprimir e jogar em casa, na escola ou presencialmente em uma visita ao arquivo.