Exposições do AHM

O Arquivo Histórico Municipal (AHM) é um departamento vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela guarda permanente, identificação, ordenação, conservação e divulgação do valioso conjunto documental produzido pela administração pública municipal desde meados do século XVI até a primeira metade do século XX.

O Acervo, de valor probatório e histórico-cultural, é fonte imprescindível para a recuperação de informações sobre a história de São Paulo e custodia os documentos considerados mais antigos da América Latina – as Atas da Câmara de Santo André da Borda do Campo (1555-1899), reconhecidos e chancelados pela UNESCO, bem como outros conjuntos documentais de extrema relevância para os estudos urbanos, arquitetônicos, sociais, geográficos, históricos, culturais e ambientais. Não somente, entre documentos textuais, cartográficos e fotográficos, a massa documental perfaz aproximadamente 4.000 metros lineares, abarcando informações das atividades executivas, legislativas e judiciárias da Administração Pública.

Fique por dentro das exposições em cartaz no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo!

---------------------------------

ROTEIRO CENAS DE SÃO PAULO EM UM ARQUIVO VIVO 

O Roteiro é uma opção para quem deseja conhecer todas as exposições do AHM numa super visita mediada. Ele é formado pelas seguintes etapas: 

  • Exposição Acervo e Conservação: exemplares do AHM, com documentos originais do acervo que percorrem a construção da cidade de São Paulo e suas transformações até os tempos atuais;
  • Exposição Atas da Câmara (1555-1899): dos documentos do passado ao território do presente, um conjunto de obras com os documentos mais antigos da América Latina;
  • Visita ao laboratório de conservação e restauro do AHM;
  • Visita à Biblioteca do Arquivo, especializada em temas relacionados à cidade;
  • Ocupação Arquivo Vivo que aborda reflexões para uma atualização da função social dos arquivos na contemporaneidade.

SERVIÇO:

A participação no Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo é feita através de agendamento prévio. A visita guiada é presencial, e feita em grupos de no máximo 15 pessoas.

Dias e horários: as visitas ocorrem mensalmente na última terça-feira do mês em dois horários: das 10h às 11h30 ou das 14h30 às 16h. A participação é gratuita. 

Agende clicando aqui!

---------------------------------

ACERVO E CONSERVAÇÃO: EXEMPLARES DO AHM 

 

A primeira exposição de documentos originais aberta ao público do AHM é fruto de um trabalho coletivo entre as equipes do Arquivo, e convida o público a acessar variadas esferas do patrimônio histórico da cidade por meio de documentos originais do seu acervo, que percorrem mais de 4 séculos de história!

Quais transformações da cidade o Arquivo pode testemunhar?

Na exposição de documentos, temos exemplares das Atas da Câmara, que datam desde 1555 a 1899, cartografias e fotografias que revelam o legado da Comissão do IV Centenário no Parque Ibirapuera, plantas de obras públicas, relatórios da Comissão da Verdade, materiais e curiosidades sobre denominação de logradouros urbanos e publicações do acervo da biblioteca que revelam um retrato da cidade em diferentes projetos urbanos, como o Estudo do Plano de Avenidas, pensado pelo engenheiro Francisco Prestes Maia em 1930. Além disso, exemplares raros de livros que fazem parte do acervo da Biblioteca também fazem parte da exposição na Torre da Memória.

Clique aqui para baixar o material de apoio.

SERVIÇO

A visitação à exposição Acervo e Conservação: exemplares do AHM é parte do Roteiro Cenas de São Paulo em um Arquivo Vivo e pode ser feita através de agendamento prévio. A visita guiada é presencial, e feita em grupos de no máximo 15 pessoas.

Dias e horários: as visitas ocorrem mensalmente na última terça-feira do mês em dois horários: das 10h às 11h30 ou das 14h30 às 16h. A participação é gratuita.

Agende clicando aqui!

---------------------------------

ATAS DA CÂMARA (1555 - 1899): DOS DOCUMENTOS DO PASSADO AO TERRITÓRIO DO PRESENTE 

As Atas da Câmara das vilas coloniais de Santo André da Borda do Campo e de São Paulo de Piratininga constituem raros exemplares de documentação administrativa do reino de Portugal elaborada e conservada na América. Esse conjunto documental, além de ser um dos únicos testemunhos de atas de vereança quinhentistas, atesta o estado de língua que originará o português brasileiro bem como as caligrafias que permitem contar a história social da escrita na América Latina colonial. Sua significância foi recentemente reconhecida pela UNESCO, através do programa Memória do Mundo, já que este raro conjunto constitui um relato original da sociedade colonial portuguesa a partir do século XVI, a qual se assemelha e se contrapõe à sociedade colonial espanhola, responsável pela maior parte do território colonizado da América Latina e Caribe.

Para a presente exposição, oito atas foram cuidadosamente selecionadas, datando de 1555, remanescente mais antigo do Brasil, até 1899, momento de criação do primeiro cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Embora as atas da exposição sigam, grosso modo, o tempo cronológico, os textos de mediação priorizaram fatos, narrativas e conceitos que dialogam com as questões vigentes no território do presente, buscando, sempre que possível, suscitar reflexões do espaço e das gerações do hoje. O germe da história, contada pelos documentos, está na interpretação que fazemos dos relatos, os quais podem se desenrolar para caminhos de transformação.

SERVIÇO

A visitação à exposição Atas da Câmara (1555 - 1899): dos documentos do passado ao território do presente é feita através do agendamento da Visita Patrimonial - visita presencial, individual ou em grupo (máximo 10 pessoas).

Dias e horários: terças (14h30), quintas (10h30) e sábados (10h30 e 14h) - duração de aproximadamente 1h30. Gratuito.

Agende clicando aqui!

---------------------------------

OCUPAÇÃO ARQUIVO VIVO 

O AHM apresenta em seu saguão a Ocupação Arquivo Vivo, sobre como o arquivo se relaciona com a vida, produzida a partir de pesquisa e análise realizada em 2021 com base em seus acervos textuais, cartográficos e iconográficos.

O arquivo nos faz navegar nos véus pelos quais as narrativas das cidades estão imersas, onde os documentos são fragmentos de memórias emaranhados entre si.

É nas conexões entre um documento e outro onde os véus da memória se manifestam: turvos, sinuosos, desgastados, esquecidos ou, às vezes, muito lembrados. Reunidos, nos apresentam possibilidades de relações para um espectador que aceita mergulhar profundamente e retirar o véu que separa da paisagem e aquilo que é a imagem de si, para então encontrar com as imagens de outros, e assim olhar com outras lentes.

Clique aqui para baixar o material de mediação!

SERVIÇO 

A visitação à Ocupação Arquivo Vivo é livre, sem necessidade de agendamento prévio.

Horários: segunda à sexta das 09h às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

O AHM não abre aos domingos e feriados (com exceção dos feriados aos sábados, nesse caso, o Arquivo é aberto para visitação).