Serviços Arquivo Histórico Municipal - AHM

| Acervo Permanente

A consulta ao Acervo do Arquivo Histórico Municipal – AHM é gratuita e aberta ao público. O atendimento aos consulentes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, e requer agendamento prévio.
Pessoalmente: Edifício Anexo do Arquivo Histórico Municipal - Praça Coronel Fernando Prestes, 152 . Bom Retiro . São Paulo . SP . Brasil
Por telefone: 11 3396.6071 e 11 3396.6025
Por e-mail: consultaacervo@prefeitura.sp.gov.br


Reprodução de Acervo Permanente

A reprodução do Acervo da instituição segue as normas estabelecidas pelo Decreto n° 58.049, de 22 de dezembro de 2017 - Pg. 09, que fixa os preços prestados pelas unidades da PMSP. Após contato pelo endereço consultaacervo@prefeitura.sp.gov.br, o interessado receberá um formulário de requisição e a lista de documentos necessários para a abertura de um expediente interno. Com a entrega do formulário devidamente preenchido, juntamente com os documentos solicitados, o expediente será submetido ao crivo da Comissão Interna para Avaliação de Solicitação de Imagem. Sendo deferida, a requisição de cessão de imagem será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Entrega da imagem

Publicada a autorização no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o consulente deverá efetuar o pagamento do preço público através de uma guia emitida pela Instituição (quando houver pagamento) e assinar o Termo de Compromisso de uso exclusivo da imagem, conforme regulamenta o Decreto n° 57.548, de 19 de dezembro de 2016.


Emissão de certidão

O Arquivo Histórico Municipal - AHM emite certidões de inteiro teor dos documentos constantes em nosso Acervo. Para solicitar uma certidão é necessário entrar em contato com a Supervisão do Acervo Permanente pelo e-mail consultaacervo@prefeitura.sp.gov.br Para o reconhecimento de firma constante no documento, será cobrado o valor fixado pelo 15º Cartório de Registro Civil do Bom Retiro. O prazo para entrega da certidão é de 24 horas (prazo mínimo, podendo variar de acordo com o volume de documentos solicitados).>


Pesquisa de Registros de Óbitos dos Cemitérios da Cidade de São Paulo

Para solicitar uma pesquisa de registros de óbitos é necessário enviar um e-mail com os seguintes dados:

01 – Nome do falecido
02 – Data ou o ano do falecimento
03 – Cemitério onde foi sepultado

Cemitérios de São Paulo que fazem parte do nosso acervo e suas datas-limite:

Araçá – 04/07/1897 a 13/04/1960
Brás – 06/01/1893 a 04/02/1941
Colônia Alemã – 06/09/1910 a 31/12/1970
Consolação – 15/08/1858 a 10/09/1960
Freguesia do Ó – 01/01/1901 a 08/11/1928
Lageado – 12/10/1904 a 31/12/1924
Lapa – 01/11/1918 a 17/04/1929
Ordem Terceira do Carmo – 03/01/1906 a 21/05/1968
Penha – 10/04/1896 a 24/01/1929
Santana – 08/04/1897 a 27/12/1928
Santo Amaro – 03/11/1890 a 19/01/1949
São Miguel – 10/03/1901 a 16/04/1977
São Paulo – 16/01/1926 a 17/10/1929
Vila Mariana – 17/11/1904 a 13/12/1927

E-mail: consultacemiteriosah@prefeitura.sp.gov.br

Pesquisas fora dessas Datas-Limite, só poderão ser realizadas nos próprios Cemitérios


|Biblioteca

Não é necessário agendamento prévio.
Informações:
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00
Telefone: 11 3396.6038
E-mail: bibliotecaarq@prefeitura.sp.gov.br


|Denominação de Logradouros Públicos

Não é necessário agendamento prévio.
Informações:
De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00
Telefone: 11 3396.6066
E-mail: logradouros@prefeitura.sp.gov.br