Educativo

SOBRE NÓS

    

O Núcleo educativo é responsável por aproximar, ampliar e transformar as relações entre o patrimônio cultural e a sociedade. Em uma instituição com um acervo documental que salvaguarda a história da municipalidade, patrimônio de interesse público, a ação educativa ganha camadas mais profundas, reivindicando ações de caráter perene, na formação de políticas de acesso. Nosso trabalho exige não apenas a tarefa de comunicar e tornar público o acesso à informação, mas o de democratizar e ampliar o sentido às noções de patrimônio, através de um pensamento crítico, para um exercício de cidadania.

A presença do núcleo educativo em um arquivo público é essencial para a ampliação da visão e da função social dos arquivos como lugares de memória, mas também como lugares de aprender, onde a sociedade participa de forma ativa no processo de construção de sentidos, histórias e narrativas. Dessa forma, nosso trabalho acontece em rede e de forma colaborativa com os outros núcleos do Arquivo, na construção de um espaço de pesquisa, formação e educação para os mais diversos públicos.

Na elaboração de políticas de acesso, é fundamental pensar a acessibilidade como um exercício constante e em um sentido amplo, enxergando para além dos aspectos físicos, as camadas de relações com as mais diversas identidades culturais. Tendo isso em vista, nossos projetos e ações são apoiados pelo conceito de democracia cultural, permeados por relações de raça, gênero, história, memória e direito à cidade, para aproximação e produção de diálogos, a fim de retirar o véu que distancia a população dos equipamentos culturais.

Atuamos a partir de dispositivos de mediação, no ambiente virtual e presencial, nos programas de visitação, na formulação de recursos didáticos, oficinas, formação de professores e estudantes, cursos, pesquisas e publicações, para a comunicação com os diversos segmentos da sociedade, com um olhar apurado e sensível para a comunidade escolar, universitária e para os diversos públicos na integração do arquivo com o território e com a cidade. 

__

AGENDAMENTO DE VISITAS
 

 

Arqui Encontros é o programa de visitação do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, onde são estimulados diálogos com o acervo e o patrimônio edificado, a cultura material e imaterial e a história da administração pública. O Núcleo Educativo realiza propostas de investigação, a partir de experiências de mediação, para sensibilizar e aproximar os diferentes públicos, da documentação, memória e história da cidade de São Paulo.

Neste momento estamos atuando com atendimento presencial. O agendamento pode ser realizado individualmente ou em grupo, para até 10 pessoas diretamente pelo sympla, no link a seguir:

Horários disponíveis: terças, quintas e sábados às 10h30 e 14h30.

Link de reserva de ingresso (sympla)

Para outros horários e grupos maiores, entrar em contato diretamente por e-mail.
Agendamento para grupos a partir de 10 pessoas: através do e-mail educativo.ahm@prefeitura.sp.gov.br

Disponibilidade de atendimento virtual: Para visitas virtuais, verifique a disponibilidade pelo e-mail educativo.ahm@prefeitura.sp.gov.br

Plataforma: (Microsoft Teams), com link de acesso disponibilizado por e-mail em até 1h antes da visita. Caso o grupo tenha preferência por outra plataforma, o mesmo ficará responsável pela disponibilização do acesso em até 1h antes da visita.

Visitas em línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol): verifique a disponibilidade pelo e-mail: educativo.ahm@prefeitura.sp.gov.br

QR Code para agendamento via sympla

 

__

EXPOSIÇÃO: OCUPAÇÃO ARQUIVO VIVO

  

A visitação à exposição Ocupação Arquivo Vivo é livre, sem necessidade de agendamento prévio.

Horários: segunda à sexta das 09h às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

O AHM não abre aos domingos e feriados (com exceção dos feriados aos sábados, nesse caso, o Arquivo é aberto para visitação).
 

__
 
JOGO ARQUIVO NÔMADE

    

O Jogo Arquivo Nômade, reconstrói a trajetória de deslocamentos nos espaços que fazem parte da memória do Arquivo Histórico Municipal. Acompanhando as transformações que ocorreram na cidade de São Paulo e na administração pública, o Arquivo passou por diferentes endereços. O jogo propõe um percurso através de fotografias e curiosidades, dos diversos edifícios até chegar na atual sede.

Esse dispositivo de mediação faz parte do programa Arquivo em uma pasta, que são recursos didáticos idealizados pelo núcleo educativo e produzidos em parceria com o núcleo de comunicação, ambos alocados na Supervisão de Pesquisa e Difusão. A versão digital está disponível através do link Jogo Arquivo Nômade, que você pode baixar, imprimir e jogar em casa, na escola ou presencialmente em uma visita ao arquivo.