Representantes de 20 países discutem desafios para um governo aberto e inovador na América Latina

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo participou, em Brasília, entre os dias 27 e 29 de novembro, da Reunião da Rede sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e no Caribe, realizada pela Organização e Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro reuniu representantes de 20 países, além de organizações não governamentais e organismos internacionais que discutiram temas como a adoção de iniciativa de governo aberto em todos os níveis e a transformação digital no setor público.

A abertura da Reunião foi feita pelo Ministro da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Wagner de Campos. Na cerimônia, os atuais países co-presidentes da rede, México e Costa Rica, transmitiram a função aos governos responsáveis pelos próximos dois anos, Brasil - representado pela CGU - e Colômbia.

A assessora para assuntos de governo aberto da CGM/SP, Ana Dienstmann, fez parte da mesa de debates que discutiu o desafio de trazer os benefícios do governo aberto e inovador para o nível subnacional com representantes de outros governos subnacionais da Argentina, México e Colômbia. Ana apresentou os projetos de governo aberto, transparência e acesso à informação que são desenvolvidos pela CGM/SP e o histórico de trabalho da Open Government Partnership (OGP) – Parceria para Governo Aberto.

Para a assessora, a troca de experiências com os países da América Latina e outros governos subnacionais é riquíssima. “Muitos dos desafios que encontramos na Prefeitura de São Paulo são compartilhados por governos nacionais e subnacionais da América Latina. A troca de experiência e de projetos para superar alguns desafios comuns é importante para o nosso contexto, além da oportunidade de apresentar o que temos feito na cidade como pioneiros na agenda subnacional de governo aberto”.

*com informações da Assessoria de Imprensa da Controladoria Geral da União