Seminário discute os desafios da Governança Metropolitana e da Gestão de Megacidades

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta quarta-feira (21), de um Seminário sobre Governança Metropolitana e Gestão de Megacidades, promovido pela Oficina Municipal (OM), Fundação Konrad-Adenauer-Stiftung (KAS) e Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O evento reuniu especialistas sobre temas ligados aos desafios do planejamento e da gestão de políticas públicas em áreas metropolitanas, além de apresentar modelos de governança para a gestão de megacidades e propostas de transparência e controle da gestão pública.

O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro fez parte da mesa de discussão sobre “Governança e Transparência de Megacidades”. Ungaro ressaltou que a cidade de São Paulo é o único município brasileiro a fazer parte da Open Government Partnership – a Parceria para Governo Aberto - e que a experiência concreta do que tem ocorrido na capital paulista mostra uma caminho que pode ser seguido em outras localidades. Também destacou o trabalho do Fórum de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro de São Paulo (FOCCO/SP) que reúne 34 entidades entre órgãos municipais, estaduais e federais e que desenvolve ações de combate à corrupção, como, por exemplo, a Web Denúncia Corrupção, com um canal pela internet para denúncias (www.prefeitura.sp.gov.br/cgm).

Ungaro observou que não é possível falar em governança sem separar o tema da melhoria da gestão e do aperfeiçoamento do controle da administração pública. “Nós precisamos colocar a experiência, a inovação e o uso da tecnologia a favor de melhorias do controle da administração pública. É preciso ter uma agenda de mudanças e aperfeiçoamentos de gestão pública que atinja desde a menor cidade até a maior estatal federal e a agenda de governança de megacidades passa pelo avanço na transparência pública, pela efetividade da Lei de Acesso à Informação e pelo uso de mecanismos adicionais de informação”.