Controle Social é tema do novo curso promovido pela CGM

Em sua segunda edição, realizada no Laboratório de Mobilidade Urbana de São Paulo (MobiLab), a capacitação reuniu servidores das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Educação, Saúde, Finanças e Desenvolvimento Econômico, Segurança Urbana e Assistência e Desenvolvimento Social.

Foi pensando nos princípios de que o controle social é um direito do cidadão e é dever do Estado garanti-lo, que a Controladoria Geral do Município criou o curso “Controle social e a participação da sociedade civil na gestão pública”.

A ideia é que agentes públicos e membros da sociedade civil conheçam as ferramentas de controle social, transparência e acesso à informação na Prefeitura de São Paulo. E, a partir de sua utilização, participem mais diretamente na tomada de decisões frente às políticas públicas que dizem respeito aos rumos da cidade.

O curso, realizado pela Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) da CGM, começa com uma introdução sobre o conceito de controle social, passa pelas as instâncias e mecanismos existentes no município, expõe a legislação associada ao tema e relaciona o controle social com o cotidiano do serviço público.

De acordo com os professores Guilherme Yazaki e Lindalva Feitosa Oliveira, ambos da Divisão de Fomento ao Controle Social de COPI, “a riqueza dessa oficina está na troca de experiências e no diálogo entre os participantes”.

Ao final de cada curso, é feita uma dinâmica de grupos com o objetivo de levantar os seguintes pontos:

- Quem exerce o Controle Social?
- Quais são os desafios para exercer o Controle Social?

Nessa edição, entre os pontos levantados no primeiro questionamento, estão as redes sociais, a mídia, a sociedade civil, os próprios governantes e os movimentos sociais. Já na segunda questão, os alunos elencaram como desafios a qualificação dos debates políticos, o empoderamento da sociedade, a apropriação dos espaços públicos e a utilização de uma linguagem mais cidadã.

Clique aqui e faça o download do material utilizado durante o treinamento.

Vale lembrar que as próximas edições do curso “Controle social e a participação da sociedade civil na gestão pública” já têm data para ocorrer: dia 1º de dezembro, das 14h às 18h, também no MobiLab (Rua Boa Vista, 136 - Centro), e dia 14 de dezembro, das 9h às 13h, na COPI (Rua Líbero Badaró, 293 - 23º andar).

Para se inscrever e conferir outras datas, acesse o site da EMASP

Imagens

As imagens ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser CGM-SP.

FOTO 1

FOTO 2

FOTO 3

FOTO 4

FOTO 5