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Ouvidoria Geral do Município de São Paulo

"Como preencher o Fomulário de Contato"


Informações Gerais

Por meio deste serviço, qualquer munícipe pode comunicar a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo sobre:

  1. Um serviço solicitado e não realizado pela Prefeitura, como a troca de uma lâmpada, uma poda de árvore ou um tapa-buraco;
  2. Um problema que seja de responsabilidade do município, como o mau funcionamento de um hospital ou de uma creche, por exemplo, ou ainda a não fiscalização de um comércio ou uma construção com irregularidades aparentes;
  3. Indícios de irregularidades graves cometidas por funcionários públicos municipais, como cobrança de propina, por exemplo;
  4. Sugestões para a Prefeitura melhorar o atendimento;
  5. Elogios para servidores específicos ou órgãos municipais.
  • O formulário foi desenvolvido para não receber denúncias anônimas, por isso todos os campos são de preenchimento obrigatório e há validadores em campos como número do SAC, CPF e CEP da residência do munícipe. Quem preferir fazer uma denúncia sobre indícios de irregularidades graves sem se identificar deve ligar para o telefone gratuito 0800-175717. Vale lembrar que para reclamar sobre a não realização de um serviço é exigida a identificação, mesmo por telefone.
  • O envio do formulário não implica, necessariamente, na abertura de um protocolo de apuração pela Ouvidoria.

    Isso porque:

    1) Será analisado se o caso em questão é de competência da Prefeitura;

    2) Está definido que não compete à Ouvidoria cuidar de pendências salariais e outros assuntos corporativos dos servidores públicos do munícipio.

    Orientamos que para esclarecimentos de dúvidas sobre direitos trabalhistas, divergências no cálculo de aposentadoria, perseguição de chefia, relacionamento no local de trabalho, desavença entre colegas, readaptação decorrente de doenças ocupacionais, atendimento na divisão de RH, entre outros, procure, conforme o caso, sua chefia imediata ou o sindicato ou associação.
  • Após preencher e enviar o formulário, o munícipe deve aguardar o envio de um e-mail para o endereço que indicar, contendo o número do protocolo aberto (se o caso for de competência da Prefeitura de São Paulo e se não for referente a direitos de servidores municipais, como salários, férias, aposentadoria ou assédio moral).
  • Todos os dados devem ser preenchidos corretamente, para que a Ouvidoria possa manter o reclamante informado sobre o andamento do processo, bem como quando da solução do problema. Dados imprecisos dificultam e até mesmo impedem a solução do problema ou a apuração da denúncia de irregularidade.

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Preenchendo o formulário - passo a passo

O que deseja informar à Ouvidoria Geral do Município de São Paulo?

  1. Escolha, no menu que se encontra no alto do formulário, à direita, o que quer comunicar. Há cinco opções:
    1. Serviços não realizados (para informar sobre um serviço solicitado e não realizado pela Prefeitura, como a troca de uma lâmpada, a poda de uma árvore ou um tapa-buraco)
    2. Problemas em geral (para reclamar sobre problema que seja de responsabilidade do município, como o mau funcionamento de um hospital ou de uma creche, por exemplo, ou ainda sobre a não fiscalização de uma obra ou um comércio aparentemente irregular etc.)
    3. Indícios de irregularidades graves (para informar sobre ausência de fiscalização, suspeitas de cobrança de propina ou de favorecimento, abuso de autoridade por parte de servidores municipais etc.)
    4. Sugestão (para sugerir melhorias no atendimento ou na prestação de serviços por parte da Prefeitura de São Paulo)
    5. Elogio (a servidores específicos ou órgãos municipais)
  2. Escolha entre "Autorizo identificação" ou "Não autorizo identificação"

    Por meio desta opção, o munícipe permitirá ou não a divulgação do seu nome ao órgão competente pela realização do serviço ou apuração da irregularidade. é possível a comunicação de indícios de irregularidades graves sem se identificar, mas para isso é necessário ligar para 0800 175717 ou comparecer à Ouvidoria, preferencialmente.

    Caso sua escolha seja por "Não autorizo identificação", os dados pessoais fornecidos serão preservados e utilizados exclusivamente para fins estatísticos e para a comunicação do Ouvidor-Geral com o Sr.(a). Em hipótese nenhuma os dados serão repassados aos demais órgãos da Prefeitura.

  3. Informe o número do SAC

    Este campo só aparece e deve ser preenchido se o munícipe tiver escolhido a opção

    -"Serviços não realizados".

    O usuário deve preencher com o número fornecido pelo atendente do telefone 156 ou da Praça de Atendimento ou ainda com o número obtido na internet quando o pedido de serviço foi solicitado por meio do Portal da Prefeitura. Isso porque a Ouvidoria só recebe reclamações sobre serviços de manutenção urbana quando estes já foram solicitados à Prefeitura e não foram realizados.

    Os campos "Assunto tratado no SAC" e "Sub-assunto tratado no SAC" serão preenchidos automaticamente após a validação do número. Confira se os dados estão de acordo com o assunto sobre o qual deseja fazer a reclamação.

  4. Nome

    Preencha seu nome completo, corretamente.

  5. Digite o CEP

    Neste campo, informe o CEP (código de endereçamento postal) de sua residência, com 8 dígitos (a escolha de usar ou não hífen separando os 5 primeiros dos 3 últimos é livre) e clique no botão "Confirme o CEP". Confira se a rua que aparece abaixo é a de sua residência, caso contrário, o CEP estará errado.

  6. Endereço (Rua, número e Apartamento, se houver)

    Complete os dados de seu endereço, com o número da casa ou edifício e o complemento, se houver. Basta clicar com o "mouse" no campo "Número e Apartamento".

  7. Bairro

    A partir do momento em que o munícipe digita o número do CEP este campo já é preenchido automaticamente.

  8. Cidade

    A partir do momento em que o munícipe digita o número do CEP este campo já é preenchido automaticamente.

  9. UF (Unidade da Federação)

    Escolha o Estado em que reside. Esse campo foi colocado porque, ainda que a maior parte das pessoas que irá usar este serviço more na cidade de São Paulo (e, por conseqüência, no Estado de SP), pode haver casos em que uma pessoa que resida em outro Estado tenha comércio na capital paulista e necessite dos serviços da Prefeitura, por exemplo.

  10. Telefone

    Informe o número de telefone em que é mais facilmente encontrado, para facilitar o contato dos técnicos da Ouvidoria, se necessário, e, conseqüentemente, o andamento de sua reclamação, em caso de haver alguma dúvida.

  11. E-mail para contato

    é por meio deste endereço eletrônico que a Ouvidoria entrará em contato para informar o número do protocolo aberto ou para responder porque não foi possível abrir o protocolo, bem como sobre o andamento do caso e/ou a solução do problema (quando houver).

  12. CPF

    Preencha corretamente o campo com seu CPF, que tem 11 dígitos. O uso de ponto entre eles é facultativo. Não coloque hífem separando os 9 primeiros dos 2 últimos.

  13. Data de nascimento

    Preencha o campo da seguinte maneira: dd/mm/aaaa (dois algarismos para o dia, dois para o mês, e quatro para o ano). Não é necessário colocar barra entre eles.

  14. Estado Civil

    Escolha entre as opções. Este dado, assim como os quatro que serão solicitados em seguida, é importante para as estatísticas sobre o atendimento realizado pela Ouvidoria.

  15. Sexo

    Escolha entre as opções.

  16. Escolaridade

    Escolha entre as opções.

  17. Como soube da Ouvidoria

    Escolha entre as opções.

  18. Escolaridade

    Escolha entre as opções.

  19. Local dos fatos

    Informe com precisão o local em que ocorre o problema que o(a) motivou a procurar a Ouvidoria.

  20. Referências

    Indique vias de maior circulação e/ou pontos de referência (como um supermercado ou uma praça, por exemplo) próximos ao local dos fatos.

  21. Descrição do problema

    Descreva de forma objetiva o(s) motivo(s) desta comunicação.Clique aqui para ver modelos de descrição.

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Modelos de descrição
  • Iluminação Pública - lâmpada apagada

    Registrou SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando reparos na rede de energia elétrica da R: XXX. Trata-se de X postes com a lâmpada apagada. Solicito atenção do ILUME (Departamento de Iluminação Pública), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Iluminação Pública - lâmpada acesa durante o dia

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando reparos na rede de energia elétrica da R: XXX. Trata-se de X postes com a lâmpada acesa durante o dia. Solicito atenção do ILUME (Departamento de Iluminação Pública), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Iluminação Pública - instalação de novos pontos

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando instalação de pontos de iluminação pública na rua XXX. Solicito atenção do ILUME (Departamento de Iluminação Pública), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Iluminação pública - Colocação de braços em luminária

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando a colocação de braço e luminária para a R: XXX. Trata-se de XX poste que necessita de lâmpada. Solicito ação do ILUME (Departamento de Iluminação Pública), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • PSIU - Perturbação do silêncio

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando fiscalização para um estabelecimento denominado XXX, localizado na rua XXX n.º XX. Trata-se de um XXX, que emite ruídos excessivos porque XXXX. Os dias de maior incidência de barulho são às XXX, a partir das XXh, até às XXh. Solicito ação do PSIU (Departamento de Controle do Programa de Silêncio Urbano), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Poda de árvore - galhos enroscando na rede elétrica

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando PODA PARA UMA áRVORE localizada na rua XXX, altura do n.º XX. Os galhos da árvore estão muito grandes e estão enroscando nos fios de energia elétrica. Até o momento a Subprefeitura de XXXXX não tomou nenhuma providência.

  • Poda de árvore - árvore ameaçando transeuntes, imóveis ou veículos

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando PODA PARA UMA áRVORE localizada na rua XXX, altura do n.º X. A árvore pode cair e representa ameaça para pedestres, casas e veículos. Até o momento a Subprefeitura de XXXX não tomou nenhuma providência.

  • Buraco em via pública

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando vistoria para um BURACO localizado na XXX. Buraco está aumentando, devido à falta de providências da Subprefeitura de XXXXX.

  • Comércio irregular

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando vistoria para um COMéRCIO localizado na rua XXX, n.º XX. Trata-se de um comércio de XXX, e há indícios de estar trabalhando irregularmente. Solicito ação da Subprefeitura de XXXXX, pois até o momento nenhuma fiscalização foi feita.

  • Construção Irregular

    Recorreu a esta Ouvidoria, solicitando vistoria para uma CONSTRUçãO IRREGULAR, localizada na rua XXX, altura do n.º XX. Trata-se de uma construção de XXX que apresenta XXX. Solicito providências urgentes da Subprefeitura de XXXXX.

  • Desratização

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando DESRATIZAçãO para os bueiros localizados em toda extensão da rua XXX. Afirmo que o bueiro, por estar sujo e entupido, está causando a proliferação de ratos. Solicito ação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Limpeza de bueiro

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando LIMPEZA PARA UM BUEIRO localizado na XXX, altura do n.º XX. Afirmo que o bueiro por estar entupido está causando transtornos aos moradores. Solicito ação da SP-XX, pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Limpeza em terreno da Prefeitura

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando LIMPEZA PARA UM TERRENO PÚBLICO localizado na rua XXX, n.º XX. Por estar muito sujo, o terreno; está causando a proliferação de ratos, insetos e outros bichos. Solicito ação da Subprefeitura de XXXXX, pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Limpeza em terreno particular

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando LIMPEZA PARA UM TERRENO PARTICULAR localizado na rua XXX, n.º XX. O terreno está muito sujo, causando a proliferação de ratos, insetos e outros bichos. Solicito ação do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana), pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Retirada de entulho da via pública

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando RETIRADA DE ENTULHO localizado na rua XXX, altura do n.º XX. Há lixo e entulho no local citado, causando a proliferação de ratos, insetos e outros bichos. Solicito ação da Subprefeitura de XXXXX, pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Capinação

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando CAPINAçãO para uma praça localizada na XXX. A praça está com o mato muito alto, impedindo o tráfego de pedestres. Solicito ação da Subprefeitura de XXXXX, pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Pavimentação

    Registrei SAC n.º XXX em XX/XX/XX, solicitando PAVIMENTAçãO para a rua XXX. Trata-se de uma rua de terra, que necessita de pavimentação. Solicito ação da Subprefeitura de XXXXX, pois até o momento nenhuma providência foi tomada.

  • Invasão de área pública

    Recorro a esta Ouvidoria, solicitando vistoria para uma áREA PúBLICA INVADIDA, localizada na rua XXX, próximo ao XXXXX. Trata-se de uma área que foi invadida por aproximadamente XXX pessoas. Solicito providências urgentes da Subprefeitura de XXXXX.

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