Prefeitura inaugura creche na Penha com capacidade para atender 200 crianças de 0 a 3 anos

Equipamento é a 18ª das 45 novas escolas que serão entregues até o final deste ano

Durante a ação Prefeitura Presente Penha, na Zona Leste, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou a 18ª unidade escolar de um total de 45 novas escolas que serão entregues até o final deste ano. O Centro de Educação Infantil recebeu o nome do acadêmico, professor, escritor, advogado e sociólogo Candido Antônio José Francisco Mendes de Almeida, morto em 2022, e poderá atender até 200 crianças de zero a três anos.

“Nosso grande objetivo está dentro do contexto da pedagogia, de que essa criança que vai estar com a gente na creche vai ter um desenvolvimento muito melhor. São pedagogas que cuidam das nossas crianças. A gente tem um cardápio com toda a indicação das nutricionistas para melhor desenvolvimento das crianças. A criança que passa por creche vai ter, no mínimo, 25% a mais de capacidade de assimilar ensinamento. Então a gente vai colocando essas crianças em outro patamar de oportunidade”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Construída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria de Educação (SME), a nova creche teve investimento de R$ 7 milhões para receber as crianças e educadores com conforto e segurança.

“Nós temos atribuição de fazer muitas obras pela cidade, mas sempre que a gente faz uma escola e, especialmente uma creche, a alegria é maior. A gente está proporcionando um local adequado para educar e para que as nossas crianças cresçam recebendo educação, recebendo alimentação e que possam alcançar os próximos níveis de estudo melhor formados, com a sua mente melhor formada, para que eles sigam e consigam um grande sucesso na sua vida, na sua carreira”, disse o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

A creche tem salas de aulas, berçários, salas para banho e troca, cozinha, refeitório, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), solário e brinquedoteca. Com o objetivo de atender todos os estudantes, de forma inclusiva e acessível, o CEI obedece às normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.

“Além do prédio que está sendo inaugurado, é a importância de São Paulo ter a fila de vaga de creche zerada. Isto significa que toda criança que precisa de creche tem uma creche, que a mãe poderá trabalhar com mais tranquilidade, e principalmente, um equipamento que é fundamental para o desenvolvimento da criança, em um ambiente seguro, com 5 refeições diárias, além de poderem interagir com outras crianças, com adultos, com brinquedos, tudo adaptado para elas”, destacou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

A unidade educacional também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

A contadora Eliane Santos Eliane Santos, 45 anos, está satisfeita com a futura escola da sua filha, de 2 anos e 8 meses. “Eu achei esse CEI maravilhoso assim. Fui chamada nessa escola no final do ano passado, conversei com a diretora e a adaptação foi muito boa. Tem uma estrutura excelente, com a sala de aula arejada, tem muito brinquedo e, principalmente, as profissionais são muito carinhosas. Eu não esperava essa estrutura e o espaço ficou muito bom, excelente”, disse a mãe.

Outras Unidades
Na região da Subprefeitura Penha, a SIURB ainda trabalha nas obras de implantação do CEI Itapipinas, no distrito de Arthur Alvim. Somente na Zona Leste, desde 2021, a gestão municipal já entregou outras duas creches, além de mais duas escolas de educação infantil (EMEIs), beneficiando mais de 925 alunos da rede municipal de ensino.

Falas do prefeito
Imagens de apoio


SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn