III Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Justiça (SMJ) promoverão em parceria, debates relevantes em torno de temas atuais e pertinentes às duas pastas e aos cidadãos

Aconteceu entre os dias 18 a 21 de novembro de 2023, a terceira edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra que celebrou os 20 anos da Lei 10.639/03 e, ao mesmo tempo, debater sua efetiva aplicação. A III Expo aconteceu das 10h até às 22h, no Memorial da América Latina.

A lei, promulgada em 09 de janeiro de 2003, incluiu no currículo-base da educação nacional a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; em 2008, a norma foi ampliada para incluir a temática indígena. Sob o lema “uma lei, muitas lutas”, a Expo vai ocupar todo o Memorial da América Latina com palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais e shows com grandes nomes do cenário musical.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Justiça (SMJ) marcará presença por meio de palestras e debates.
.
O Farol de Combate ao Racismo Estrutural é um projeto da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI)
.


Acompanhe a programação:

Dia 18/11/2023, 12h às 13h – Palco Simon Bolivar

Para debater sobre temas ligados à religiosidade africana no Brasil, a Secretária Municipal de Justiça (SMJ), Dra. Eunice Aparecida de Jesus Prudente, o advogado Hédio Silva Jr. e a assistente social Cláudia Adão apresentarão a palestra temática: “Racismo Religioso: Um Crime a Ser Combatido”.

Sobre os palestrantes:

Eunice Aparecida de Jesus Prudente: Graduada em Direito (1972) e pós-graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sendo autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980 e publicada pela Julex em 1989. Atualmente é Professora Sênior na Faculdade de Direito da USP e Professora Titular na Faculdade Zumbi dos Palmares, afastada quando assumiu o cargo de Secretária Municipal de Justiça na Prefeitura de São Paulo.

Hédio Silva Jr.: Advogado, Mestre em Direito Processual Penal e Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP; ex-Secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (2005-2006).

Cláudia Adão: Assistente social, mestra pela Escola de Comunicação e Arte da USP e doutoranda da FAU-USP. Pesquisadora do racismo e sua articulação com o espaço urbano. Rainha de festa da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França e colaboradora da rede BrCidades. Autora do livro “Territórios de morte: homicídio, raça e vulnerabilidade social na cidade de São Paulo”.


Dia 18/11/2023, 15h às 16h – Palco Educação (SME)

A respeito dos temas ligados à Justiça Restaurativa e à Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (LDB) - Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - a palestra será conduzida pelos membros da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP, Samuel Pereira da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Regina Santana da Secretaria Municipal de Justiça (SMJ).

Sobre o palestrante:

Samuel Pereira (SME): é Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP, Mestre em Educação no Programa Formação de Formadores (PUC /SP), Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (2016) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção- UNIFAI (2009). Especialização em Alfabetização e Letramento, Faculdade Sumaré (2010).

Regina Santana (SMJ): é Membro da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP, pós-graduada latu sensu em Direito Empresarial e Trabalho (Universidade Mackenzie), foi gestora jurídica no Grupo Usiminas e Empresa da Companhia Siderúrgica Nacional.

 

Dia 19/11/2023, 14h30 às 15h30 – Palco Educação (SME)

Palestra: Quanto aos “35 anos da Constituição Cidadã: Educação e Justiça nas Relações Étnico-raciais”

A palestra será mediada pelo membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP e integrante da SMJ, a Dra. Simone Henrique, enquanto que a exposição ficará por conta do Procurador Municipal da Prefeitura de São Paulo (PMSP), o Dr. Fábio Paulo Reis Santana.

Sobre o palestrante:

Dr. Fabio Paulo Reis Santana: Procurador Municipal da Prefeitura de São Paulo, Presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP, Pós-graduado em Giustizia Costituzionale e Tutela Giurisdizionale dei Diritti pela Università di Pisa/Itália. Pós-graduado em Direito Civil Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

Dia 20/11/2023, 14h30 às 15h30 – Palco Educação (SME)

Palestra: Quanto aos “35 anos da Constituição Cidadã: Educação e Justiça nas Relações Étnico-raciais”

A palestra será mediada pelo membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP e integrante da SMJ, a Dra. Simone Henrique, enquanto que a exposição ficará por conta da advogada Vanessa Santos do Canto.

Sobre a palestrante:

Vanessa Santos do Canto: Advogada, graduada em Direito, mestre em Serviço Social, Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional. Foi professora do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB) durante os anos de 2012 a 2019 e do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos dias 19 e 20/11/2023:


Os palestrantes abordarão:
• Constituição Federal 1988
• Lei Federal 10.639/2003
• Lei Federal 11.645/2008
• Lei 14.532/2023
• Decreto Municipal 17.950 de 22/05/2023 que torna obrigatória a capacitação dos professores da rede de ensino pública e privada da cidade de São Paulo para atuação na promoção da igualdade racial.

Venha participar conosco e conhecer mais sobre a cultura negra e aprender muito mais sobre o combate ao racismo estrutural, que ainda é uma realidade em nosso país. Apenas o conhecimento acabará com essa herança tão danosa em nossa sociedade.
 

  

A Edição: III EXPO Internacional Consciência Negra 2023

Está programada para o mês de novembro de 2023. Aguardem! A Secretaria Municipal de Justiça participará novamente colaborando com temas, conteúdo e atividades na programação especial. 

A EXPO Internacional Consciência Negra integra a ação concebida dentro da política pública: “São Paulo - Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria das Secretarias Municipais: de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo e desigualdades. Também representa uma forma de marcar o Dia (20 de novembro) e o Mês da Consciência Negra, sendo uma inovação promover a exposição de amplitude internacional em São Paulo, no Brasil e na América Latina temas relevantes para a sociedade. 

 

Acompanhe como a Secretaria Municipal de Justiça

contribuiu com as edições de 2021 e 2022 da EXPO Internacional Consciência Negra

Traduzca realiza tradução simultânea na Expo Internacional Dia da Consciência  Negra



Edição 2022:  II EXPO Internacional Consciência Negra

Duas atividades que proporcionaram interação com os visitantes e o compartilhamento de conhecimentos durantes os dias18,19 e 20 de novembro de 2022 durante a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra. Saiba mais

Entre para rever e saber mais: Acontecem: ROLETA "Saiba Direito" e VIDEOTECA "Relações Étnicos Raciais" com muitas RODAS DE CONVERSAS | Secretaria Municipal da Justiça | Prefeitura da Cidade de São Paulo

1) VIDEOTECA – "Relações Étnicos Raciais" na II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra
Secretaria de Justiça apresenta um importante e relevante trabalho de Coletânea Audiovisual com apoio e conteúdo preparado por cientistas sociais, juristas, professores e comunicadores que orientam sobre o enfrentamento ao racismo
VIDEOTECA completa; com acessibilidade e linguagem de sinais (Libras)
parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

Entre para rever e saber mais: VIDEOTECA "Relações Étnicos Raciais" da Secretaria Municipal Justiça | Secretaria Municipal da Justiça | Prefeitura da Cidade de São Paulo

2) ROLETA “Saiba Direito” estava em atividade no formato de jogo no stand da Secretaria Municipal de Justiça, nos dias: 18 (sexta), 19 (sábado) e 20 (domingo) de novembro, quando ocorreu a II EXPO Internacional Dia da Consciência Negra.
Sendo uma intensa e dinâmica atividade que promove o conhecimento com muita agilidade sobre direitos fundamentais e relações étnico-raciais no Brasil.
Com questões na base de dados, o jogo ROLETA “Saiba Direito” incentiva o interesse em saber mais, diante das questões envolvendo os aspectos, como:


• VOCÊ SABE O QUE É RACISMO ESTRUTURAL?
• VOCÊ SABE O QUE É USUCAPIÃO?
• VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE FURTO E ROUBO?
• VOCÊ SABE QUANTO TEMPO PARA TROCAR UM OBJETO COM DEFEITO COMPRADO PELA INTERNET?
• QUEM MORA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA TEM A POSSE OU PROPRIEDADE DO LOCAL?
• VOCÊ SABE SE RACISMO E INJÚRIA RACIAL SÃO A MESMA COISA?
• VOCÊ SABE QUAL A IDADE MÍNIMA E O TEMPO MÍNIMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA SE APOSENTAR?
• VOCÊ SABE O QUE É “HABEAS CORPUS”?
• VOCÊ SABE SE HÁ DIFERENÇA ENTRE MENORIDADE PENAL E MENORIDADE CIVIL?
• JUSTIÇA RESTAURATIVA, SABE O QUE É?
• VOCÊ SABE DE ALGUMA AÇÃO COLETIVA PARA A DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO NEGRA?
Entre para rever e saber mais: ROLETA "Saiba Direito" | Secretaria Municipal da Justiça | Prefeitura da Cidade de São Paulo

  



 
Edição 2021:  I EXPO Internacional Consciência Negra

A 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra integrou a ação concebida dentro da política pública, “São Paulo - Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria das Secretarias Municipais: de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate a esse tipo de preconceito. Também representou uma forma de marcar o Dia (20/11) e o Mês da Consciência Negra de 2021, sendo uma inovação uma Expo Internacional em São Paulo, no Brasil e na América Latina.

O evento proporcionou intensa e abrangente programação com atrações em torno dos temas: saúde, cultura, mulher negra, educação, empreendedorismo e tecnologia, distribuídas em cinco grandes vias temáticas que recontaram as contribuições negras para o Brasil e para a humanidade.

Entre para rever e saber mais: "Justiça Social e Diretos" na 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra 2021 em São Paulo | Secretaria Municipal da Justiça | Prefeitura da Cidade de São Paulo

Secretaria de Justiça promove programação com palestras, oficinas e atendimento presencial com o tema "Justiça Social" na 1ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra - 2021

Entre para rever e saber mais: Promoção da Cidadania | Secretaria Municipal da Justiça | Prefeitura da Cidade de São Paulo

 

 

Secretaria Municipal de Justiça de São Paulo (SMJ)
Telefones: 3113-8684
E-mail: smjcomunicacao@prefeitura.sp.gov.br
Redes Sociais
Instagram | Facebook | Twitter | YouTube |Linkedln |  Flickr