Prefeito destaca desenvolvimento econômico da Zona Leste com a Copa 2014

Prefeito e ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vistoriaram nesta manhã obras do estádio do Corinthians, sede da abertura do mundial

O prefeito acompanhou nesta segunda-feira (30) o ministro do Esporte,, em uma vistoria técnica às obras do estádio sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. Localizado em Itaquera, Zona Leste da Capital, o futuro campo esportivo começou a ser construído em 30 de maio de 2011 e já tem 2.720 estacas colocadas, o que corresponde a 85% do total. Para o prefeito, a construção do estádio, além de permitir que um evento como a Copa do Mundo seja realizado na cidade, garante desenvolvimento econômico para a região.

“Para todos os envolvidos nesse projeto é importante o acompanhamento permanente, por isso, a visita do ministro é fundamental. A Prefeitura, governos estadual e federal estão tranquilos com relação ao cronograma das ações. Além disso, sabemos que os investimentos feitos aqui vão se somar a outros e que vão gerar milhões de outros empregos. Isso concretiza um sonho da Cidade de São Paulo que é fazer com que as pessoas que moram na Zona Leste, aproximadamente 15 milhões, possam trabalhar perto de suas residências”, disse

Desde o dia 16 de janeiro, os 1.171 operários da obra têm se dividido em três turnos para garantir a celeridade da construção. O primeiro tem início às 7h30 e o último só termina às 5h30, ou seja, a construção fica paralisada menos de duas horas por dia. Já foram instalados mais de 500 blocos de concreto, 61 pilares, além de 64 vigas de concreto.

“Essa é a primeira visita que realizo aqui e vejo que este estádio não é apenas uma conquista para o esporte, mas para o Brasil porque sediará a abertura do maior evento do planeta. Creio que o cronograma é absolutamente compatível e é um presente para a região mais populosa de São Paulo, que aspira um projeto de desenvolvimento que a Prefeitura e Governo do Estado mantêm”, afirmou o ministro.

Investimentos na Zona Leste

Entre as ações realizadas em prol do desenvolvimento da Zona Leste, um dos destaques é o Pólo Institucional de Itaquera. Trata-se de um projeto urbanístico, lançado em 2008, que envolve parceria com diversos órgãos, cujo objetivo principal é criar um centro de formação e capacitação profissional para a população da Zona Leste. Dentre as iniciativas previstas estão a construção de um Centro de Convenções e Eventos em conjunto com a SPTuris, o Núcleo do Parque Tecnológico da Zona Leste por meio da Secretaria do Desenvolvimento,  Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), e diversas intervenções na infraestrutura viária e de transportes.