Projeto São Paulo Costurando o Futuro

O que é

É um projeto da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo que tem como parceiros o SENAI, Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Esse projeto acontece desde 2011 na Zona Leste de São Paulo, naquela época o projeto existia apenas em dois Centros Educacionais Unificados - CEU’s, hoje temos cursos em sete CEU’s. Atualmente existem estudos para expandir o curso para a Zona Norte da Cidade.

É importante lembrar que não é curso de corte, o curso ministra apenas a costura, as peças são fornecidas a nós cortadas.

Cada período de curso atende 28 alunos em cada unidade sendo divididos em duas turmas manhã e tarde.

Os alunos desse curso são certificados pelo SENAI, e recebem o diploma numa cerimônia de formatura que acontece nos teatros dos CEU’s, para os alunos que frequentarem às 160 horas de duração do curso e vierem a ter bom rendimento nas aulas.

Em três anos, o projeto já certificou mais de 2000 alunos que estão capacitados para desenvolver atividades de costura na indústria, Micro Empreendedor Individual (MEI), etc.

Objetivo

O curso de qualificação Profissional Costureiro de Máquina Reta e Overloque tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução de operações básicas de costura, em máquina reta e overloque, de acordo com procedimentos da empresa e normas ambientais e de segurança.

Conteúdo programático

Durante o curso, os alunos aprendem nomenclaturas e funções das máquinas reta e overloque, tipos de linha, agulha e tecidos, união de tecidos, regulagem de pontos de costura visando a qualidade do trabalho, adequação de linhas e máquinas de acordo com o tecido. A grande também comporta as operações básicas de costura, que são: fechamento, pesponto, colocação de bolso e costura de bainha. Trabalho em linha e em célula de produção.

Além das técnicas para desenvolver a costura, o curso oferece dica sobre normas de segurança e saúde no trabalho, qualidade e produtividade e planejamento e organização do trabalho.

Pré-requisitos

A seleção dos alunos deverá considerar os seguintes pré-requisitos:

• Idade mínima de 16 anos
• Escolaridade mínima: 4ª série do ensino fundamental
• Ser cidadão de baixa renda
• Estar desempregado ou em busca do primeiro emprego