Objetivos

Promover e fomentar o desenvolvimento da Zona Leste por meio da atração de investimentos públicos e privados, com vistas à geração de renda e criação de empregos; reorganizar o transporte de cargas e o abastecimento da cidade, aumentando a competitividade das empresas instaladas na região.

O Programa de Desenvolvimento Econômico para a Zona Leste tem o objetivo de modernizar e transformar uma das áreas mais carentes da cidade de São Paulo, considerada região-dormitório, num local onde a população terá melhor qualidade de vida, de renda, de segurança com desenvolvimento sustentável. O Programa é ambicioso devido à pujança do município e pela transformação da região numa “Nova São Paulo”, com ambiente propício à geração de empregos e de negócios, a ampliação da qualificação da mão-de-obra e a promoção da descentralização das atividades produtivas, tal qual definido na Agenda 2012 – Programa de Metas da Cidade de São Paulo.

As propostas que orientarão o desenvolvimento da Zona Leste serão alicerçadas por ações que incentivarão os investimentos na região como a concessão de Incentivos Seletivos para empresas que investirem na instalação ou ampliação de suas unidades, a criação de um Parque Tecnológico com a construção de escolas técnicas e laboratórios tecnológicos, expansão de instituições de ensino públicas e privadas, remodelação do Pólo Econômico da Zona Leste e do Pólo Institucional de Itaquera e a Operação Urbana Rio Verde-Jacu.

O Programa é, por excelência, metropolitano, pois se relaciona também com os municípios fronteiriços, principalmente aqueles interligados pelo Rodoanel que unirá o Aeroporto de Cumbica ao Porto de Santos.

A Zona Leste atrairá investimentos de empresas brasileiras e internacionais que dotarão a região de melhoria no transporte de massa, no parque industrial tecnológico, educacional, de infraestrutura urbana e até mesmo cultural, com palcos para grandes eventos, tanto culturais como esportivos.

 

Instrumentos:

• Adequação da infraestrutura urbana por meio da Operação Urbana Rio Verde-Jacu – Lei 13.872/2004
• Programa de Incentivos Seletivos: Leis Nºs 14.654/07 e 14.888/09


Ações:

• Parque Tecnológico de São Paulo – Zona Leste
• Implantação do Pólo Institucional de Itaquera
• Requalificação do Pólo Econômico da Zona Leste