Costurando o Futuro inicia capacitação de novas costureiras na Zona Leste

Por: Marta Régia Vieira

O projeto “São Paulo Costurando o Futuro”, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho começará, a partir desta semana, a capacitar quase mil pessoas, ao longo desse ano, no segmento de costura em sete subprefeituras da região Leste da capital paulista.

A primeira turma a iniciar as aulas foi a do Itaim Paulista, que já recebe, desde a segunda-feira, 9, todas as noções de como operar máquinas de costura industriais, desenvolvendo destreza e coordenação motora, além de conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho para o segmento. Na próxima segunda-feira, dia 16, será a vez dos inscritos das regiões de Itaquera e Cidade Tiradentes - no ano passado a Semdet já havia capacitado mais de 330 pessoas nesses três bairros da cidade.

A novidade fica por conta das quatro novas subprefeituras que também receberão as oficinas do “São Paulo Costurando o Futuro”: São Mateus, Guaianases, São Miguel Paulista e Vila Prudente/Sapopemba. As aulas, nesses bairros, deverão começar até o final de janeiro. “Já recebemos as máquinas de costura e só aguardamos a instalação para darmos início à nossa programação”, explica o coordenador de Desenvolvimento Econômico da Semdet, José Alexandre Sanches.

As oficinas terão duração total de 160 horas divididas em carga de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, sendo uma turma pela manhã e outra à tarde. “O objetivo do projeto é qualificar cerca de 7 mil pessoas, capacitando-os tecnicamente em costura, montagem de roupas e manutenção básica de equipamentos, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para o trabalho autônomo na região Leste, que é uma das que mais demanda esse tipo de mão de obra”, destaca o coordenador.

O projeto é fruto de parceria da Semdet e o Senai, Sebrae-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e Singer do Brasil.