Projeto Costurando o Futuro forma 58 alunos em Guaianases, na Zona Leste

Por: Cristina Braga


A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), em parceria com o SENAI, SEBRAE-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e Singer do Brasil, realizou a formatura oficial de 58 alunos do “Projeto São Paulo Costurando o Futuro”, nesta terça, 2, em Guaianases, na Zona Leste.


Os formandos receberam o certificado de capacitação de cursos realizados entre 2013 e 2014. Neles, os alunos aprendem a costurar, nomenclaturas e funções das máquinas retas e overloque, tipos de linha, agulha e tecidos, entre outras atividades. Criado em 2011, o projeto já capacitou mais de duas mil pessoas.


Na abertura do evento, o Coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Luiz Barbosa, representando o Secretário Artur Henrique, parabenizou os formandos pela decisão de realizar o curso e ainda lembrou que o convênio firmado com a Caixa Crescer, por meio da ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) concede microcrédito com juros a 0,4% ao mês. “ Uma boa oportunidade para os costureiros poderem prosseguir com seu negócio”. Sergio Miletto, Presidente da ADE SAMPA, afirmou que a missão da Agência é trabalhar o desenvolvimento econômico nas regiões de São Paulo”.

A professora Cecília Portezan salientou que “o projeto é inovador porque faz a inclusão social, os alunos que desejam e precisam dessa atividade para trabalhar conseguem alcance social, além do prazer da habilidade com as mãos”.


A munícipe Francine Teles, sensibilizada com o projeto, compareceu ao evento para, espontaneamente, doar uma máquina de costura reta aos formandos, o que ocorreu após sorteio na plateia. A contemplada foi Rosana Fátima Marques que já tem a mesma máquina. Emocionada, transferiu o prêmio para a colega de turma, Reinalice Alves Inácio.


Compuseram a mesa da cerimônia: Luiz Barbosa, Coordenador do Desenvolvimento Econômico da SDTE, Maria Cristina Corral, representante da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres; Icaro Caputi Farias do CEU Jambeiro; Sergio Miletto da ADE Sampa; Sergio de Oliveira representante do SENAC, Cecilia Portezan, professora do SENAI, Jorge do Carmo, Chefe de gabinete da Subprefeitura de Guaianases e Francine Teles, munícipe que doou a máquina de costura.

Siga a SDTE nas redes sociais: