VIGISOLO - São Paulo

Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas a Solo Contaminado VIGISOLO

A insuficiência de leis de proteção ambiental, antes da década de 1970, contribuiu para a existência de um grande número de áreas contaminadas no Município de São Paulo, hoje conhecidas como áreas com Passivo Ambiental.

A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do Município de São Paulo, considera importante que a população conheça as áreas contaminadas por substancias químicas do município. As substâncias químicas presentes nas áreas contaminadas quando absorvidas pelo organismo, podem favorecer o aparecimento de doenças.

O Programa de Vigilância de Populações Expostas a Solo Contaminado - VIGISOLO - do Ministério da Saúde, junto com Estados e Municípios, visa identificar e prevenir mudanças ambientais que podem interferir na saúde humana. Foi criado para recomendar e adotar medidas de Promoção da Saúde e prevenção e controle dos fatores de risco decorrentes da contaminação do solo.

Principais fontes de contaminação do solo:

  • Postos de gasolina com vazamentos de tanques enterrados;
  • Indústrias;
  • Antigos galpões;
  • Antigos lixões;
  • Depósitos de produtos químicos.

Para evitar que a população entre em contato com o solo contaminado, existem Políticas Publicas que envolvem os setores de Saúde e Meio Ambiente.

 

Fonte: https://www.achetudoeregiao.com.br/animais/poluicao_do_solo.htm

 

ATENÇÃO SE VOCÊ ESTÁ COMPRANDO OU JÁ COMPROU UM IMÓVEL OU TERRENO!

Verifique se este não se encontra em uma área contaminada, ou com suspeita de contaminação ou cujo uso do solo foi alterado (área reabilitada). Consulte a matrícula do imóvel, onde está registrado se a área é reabilitada e quais as restrições de uso. Em caso de aluguel de imóveis, consultar o endereço nos sites da Prefeitura de São Paulo e da CETESB.

Para saber mais sobre a localização de áreas contaminadas no Município de São Paulo, acesse os endereços abaixo:

Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA da Prefeitura de São Paulo

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB

Veja os Mapas com as áreas contaminadas, divididas por regiões, no Município de São Paulo, produzidas pelo Núcleo Técnico de Informação da COVISA

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

Secretaria Municipal da Saúde
Coordenadoria de Vigilância em Saúde - COVISA
  Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental - GVSAM
Programa VIGISOLO

Atualizado em Setembro/2015