Share

Programa Viver de Bem com os Bichos - PVBB

     

     O programa educativo “Para Viver de Bem com os Bichos” (PVBB) é realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS/COVISA) há mais de 14 anos, envolvendo ao longo desse período cerca de 2400 escolas. Desde seu início, o programa contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação (SME/Saúde Escolar) tanto colaborando com a elaboração, quanto com a divulgação junto aos professores, principal público-alvo do programa.

     A proposta do PVBB é promover a educação em saúde no que se refere à convivência do homem com os animais no ambiente urbano e suas implicações. Os temas abordados tratam da prevenção e promoção da saúde, no que diz respeito às zoonoses - doenças transmitidas ao homem através de animais domésticos (cães e gatos) e dos sinantrópicos (roedores, morcegos, insetos, aracnídeos), dentre outros.

     Realizado anualmente, o programa tem como foco a formação de multiplicadores para que possam desenvolver projetos junto à rede escolar, visando a contextualização e problemas de saúde e a busca do entendimento dos seus determinantes, favorecendo a compreensão de que condutas individuais e coletivas adequadas podem possibilitar a coexistência harmoniosa entre as espécies, minimizando os riscos à saúde.

     Em 2016, o PVBB passou por uma reformulação, migrando parte do conteúdo para o formato EaD, passando a ser semipresencial, modalidade que veio flexibilizar a participação de interessados, em especial dos profissionais de educação, que organizam estudos de acordo com a disponibilidade de horário.

     O novo formato é composto por conteúdos obrigatórios (aulas presenciais, videoaulas e leitura dos textos), e recomendados (textos de apoio, vídeos e materiais complementares), além da participação interativa (fóruns de discussão). A carga horária é dividida em oito horas presenciais e 12 horas à distância, com mediação on line realizada por tutores.

     As atividades contam ainda com o suporte de material educativo, destinado aos professores para utilização com os alunos, além dos folhetos e banners utilizados para divulgação de informações sobre os temas posse responsável, animais sinantrópicos e zoonoses.