Share

PVBB 2010

 

Educadores de 310 escolas municipais participam do projeto “Para Viver de Bem Com os Bichos”, edição 2010

O IV Encontro das Escolas Participantes do PVBB, foi realizado na APCD no último dia 10 de novembro. Além da importância dos números revelados, relatos de experiências positivas apresentados durante o evento mostram que o envolvimento de educadores e alunos com as temáticas abordadas no projeto podem desencadear ações de conscientização junto à comunidade. Exemplo disso é a EMEI Aloisio de Almeida que tornou-se referência na região para orientações sobre guarda responsável de cães e gatos, adoção entre outros assuntos. O PVBB é resultado de uma parceria entre COVISA/GCCZ e Secretaria de Educação.

Objetivos do PVBB

A proposta do programa é fornecer subsídios técnicos para que os profissionais de educação inscritos possam trabalhar junto aos alunos os conceitos de posse responsável e prevenção de acidentes com animais de estimação, como cães e gatos, meio ambiente saudável e controle da fauna sinantrópica.

 

Conteúdo do curso

Por meio de palestras e vídeos, técnicos do CCZ vão levar aos participantes do curso informações sobre o que é posse responsável de animais domésticos de estimação (cães e gatos); orientações acerca da prevenção de agressões por parte desses animais e as principais zoonoses (doenças) transmitidas. Sobre a fauna sinantrópica (baratas, aranhas, escorpiões, abelhas, vespas, ratos, pombos, morcegos), o curso vai abordar as formas de efetuar o controle e manejo ambiental adequado e prevenção de acidentes.

 

Quem é o CCZ

É o órgão técnico da COVISA, da Secretaria Municipal da Saúde, que tem como atribuição o controle das zoonoses urbanas. Metrópoles como São Paulo enfrentam problemas próprios de um grande centro urbano, dentre eles o convívio com inúmeras espécies animais. São cães, gatos, roedores, pombos, morcegos e insetos que podem causar agravos à saúde humana.

O trabalho do CCZ reflete-se em ações para promoção da saúde pública e, neste tópico, a educação tem papel fundamental. As ações educativas propostas devem, necessariamente, exaltar os preceitos éticos, ecológicos, humanitários, científicos e tecnológicos da questão ambiental e preconizar o equilíbrio da relação homem - animal - meio ambiente.


Acesse aqui tudo sobre o PVBB 2011.