Quirópteros (Morcegos)

O Setor de Quirópteros realiza a identificação das espécies de morcegos, visando conhecer a fauna desse grupo nas áreas urbanas e periurbanas da cidade.

A identificação da espécie torna-se necessária e importante pelo fato de permitir o estudo e conhecimento do comportamento, da biologia e importância ecológica destes animais. Permite também a implementação de ações necessárias ao estabelecimento de uma convivência harmônica entre o homem e o morcego e possibilitar redução dos riscos à saúde de pessoas e animais.

Mediante solicitações de munícipes que reclamam dos incômodos causados pelos morcegos, são realizadas atividades de campo como captura/coleta, orientação, identificação e encaminhamento dos espécimes para exames laboratoriais.

 

Formas de atendimento:  

  • Urgência: Requer atendimento imediato frente à denúncia da presença de morcegos caídos no chão, principalmente durante o dia, morcegos que entraram na residência e outro tipo de edificação ou envolvimento direto do morcego com pessoas ou animais.
  •  Agendamento: Atendimento programado mediante agendamento das Ordens de Serviço (OS) ou SACs, por ordem cronológica de denúncia, realizando inspeção, orientando sobre as formas de manter afastados os morcegos de seu convívio e, quando necessário, proceder com a coleta de alguns exemplares para exames laboratoriais e identificação da espécie.
  •  Telefone: Orienta-se, via telefone, os moradores deste e de outros municípios e instituições sobre medidas preventivas, controle, manejo ambiental e os riscos e benefícios relacionados aos morcegos.

 

Como capturar:

NUNCA TOCAR DIRETAMENTE O MORCEGO COM A MÃO

Caso encontrar um morcego dentro de sua residência, tente imobilizá-lo colocando sobre o mesmo um pote, uma caixa de papelão, um pano ou similar e, em seguida, ligue para algum dos endereços abaixo.

 

Contato:

  • UVIS mais próxima; 
  • Telefone central 156;
  •  Manejo/Controle de Morcegos

(de 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00 horas)
Rua Santa Eulália, 86 – Santana
Tel: (11) 6224-5515

 

Veja também: