Pro-Aim

Boletim PRO-AIM nº 05 / 3º trimestre 1991

Uso das informações do PRO-AIM

Mais do que produzir e divulgar dados atualizados, o PRO-AIM constitui-se em um pólo dinamizador para o uso das informações de mortalidade como subsídio à elaboração e condução de políticas sociais, em especial, na área da saúde.

Atualmente, todas as Administrações Regionais de Saúde (ARS), alguns Distritos de Saúde (DS) e diversas Unidades Básicas (UBS) utilizam as informações de mortalidade, principalmente como elemento do diagnóstico de saúde, que é etapa essencial na detecção de problemas para planejamento e intervenção dos serviços.

O PRO-AIM fornece relatórios mensais da mortalidade da população geral e de menores de um ano com abrangência para o município, as ARS´s e os 58 distritos e subdistritos de paz. Estes relatórios são enviados às ARS´s e cerca de 30 dias após o fechamento do mês. O programa fornece também dados brutos em disquete, estimulando a sua utilização de forma descentralizada. Os boletins trimestrais são de divulgação mais ampla para autoridades, órgãos da sociedade civil ligados de forma direta ou indireta à área da saúde e imprensa.

Nas ARS´s do Butantã/Lapa (oeste) e Santana (norte) e no DS Jabaquara (sul) estão sendo realizados projetos pioneiros de vigilância epidemiológica da mortalidade infantil, com investigação domiciliar e nos serviços atendentes, gerando informações fundamentais para o estudo dos determinantes sociais e biológicos da morte e avaliação de serviços.

O PRO-AIM participa do Comitê de Estudo e Prevenção da Morte Materna, que está em atividade desde agosto de 1991 e que, a partir das declarações de óbito de mulheres de 10 a 49 anos, investiga os casos visando não só a detecção de mortes maternas não atestadas como tal, mas principalmente a discussão e intervenção para redução destas mortes evitáveis.

Vigilância epidemiológica de mortalidade em hospitais psiquiátricos é projeto pioneiro que se inicia e objetiva discutir as condições desumanas de internação nesses estabelecimentos.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) é informado das doenças de notificação compulsória diariamente, constituindo-se o PRO-AIM em importante fonte complementar, principalmente nos casos de meningite e AIDS.

Diversas pesquisas vêm sendo realizadas utilizando dados do PRO-AIM nas faculdades e serviços de saúde tais como: melanoma maligno no município de São Paulo, morte violenta na infância e prestação de assistência, morte violenta na infância e adolescência e determinações sociais, câncer de pulmão e trabalho, doenças respiratórias em menores de 5 anos e poluição ambiental, morte infantil no espaço do município de São Paulo a partir de fotografias recentes de satélite, entre outras.

Na intenção de ampliar o uso nos níveis descentralizados do sistema de saúde e avaliar seus limites e potencialidades, estão sendo realizados seminários com as ARS´s. O primeiro ocorreu em 13/09/91, envolvendo o programa e as ARS´s das regiões Central e Butantã/Lapa.

O uso dos dados em vigilância da mortalidade pode ser bastante ampliado em face da riqueza das informações que podem ser geradas para avaliação de serviços e aprofundamento diagnóstico da situação da saúde das populações.

Estudos de relacionamento de diferentes bancos de dados estão se iniciando no nível central, na intenção de aprimorar diagnósticos e incentivar usos criativos ainda pouco explorados, tais como o cruzamento dos dados de mortalidade com os de morbidade e sua relação com a organização da rede de serviços.

Para maiores informações, entre em contato com:
PRO-AIM
Viaduto Dona Paulina - Baixos
CEP: 01501-020 São Paulo-SP
Tel/fax: (011) 3247-7038 / 3247-7033
e-mail : proaim@prefeitura.sp.gov.br