Capital realizou segunda edição do Cuida Pet SP

Evento em alusão à campanha Abril Laranja contra maus-tratos e abandono de animais realizou mais de 1.400 procedimentos gratuitos de cuidado aos pets; instalações revitalizadas da Cosap também foram entregues pela gestão municipal

 A zona norte da capital sediou, neste sábado (27), a segunda edição do Cuida Pet SP, um evento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Cosap - Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico - Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos em alusão à campanha Abril Laranja que busca prevenir os maus-tratos e abandono de animais. O prefeito Ricardo Nunes, acompanhado da primeira dama, Regina Nunes, e o secretário municipal da saúde, Luiz Carlos Zamarco, prestigiaram o evento e descerraram a placa de entrega da obra de revitalização de 2.300m² de áreas destinadas aos animais residentes no complexo da Cosap e Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).

“Investimos para garantir mais conforto e bem-estar para os animais, mais segurança aos trabalhadores da saúde e também quem visita o serviço para conhecer e adotar um animal. É um grande avanço e vai melhorar a qualidade do serviço que oferecemos”, explicou o prefeito Ricardo Nunes. 
 
O secretário da saúde, Luiz Carlos Zamarco, detalhou as melhorias no equipamento municipal. “A saúde dos animais também é uma prioridade para nossa gestão e a ideia é que com esses espaços revitalizados possamos ofertar um atendimento com mais conforto a esses animais que muitas vezes passam muito tempo aqui esperando pela adoção. Entre as áreas que foram reformadas estão os canis e gatis de manutenção, a enfermaria, a sala de doenças infectocontagiosas, o setor de ações especiais, os alojamentos de vigilância e a praça de atendimento”, explicou. Para as obras foram investidos R$ 4,4 milhões. 
 
Cuida Pet SP
Na ação, promovida pela Cosap e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), foram ofertados diversos serviços gratuitos como identificação por microchip, Registro Geral do Animal (RGA), vacinação antirrábica, além de atividades educativas de prevenção ao abandono do animal doméstico. Ao todo, foram mais de 1.400 serviços realizados, sendo que foram emitidos 566 RGAs, 327 termos de castração, 268 animais foram vacinados e 239 animais foram microchipados. 
 
“O Cuida Pet SP é um marco muito importante para a cidade de São Paulo, primeiro porque estamos em abril, mês do ‘Abril Laranja’, de conscientização da população sobre guarda responsável e contra o abandono, ou seja, como cuidar dos animais e, principalmente, que as pessoas estejam conscientes quando decidem ter um animal. E dar continuidade a esta ação, que teve sua primeira edição no ano passado, é motivo para comemorar”, celebrou Analy Xavier, coordenadora da Cosap. 
 
Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer os cães e gatos que estão disponíveis para adoção e participar de atividades lúdicas, assistir a exibição de vídeos educativos sobre a temática, além de banners informativos sobre a importância de cuidar e garantir saúde e bem-estar aos pets. No local, também foi instalada uma tenda apresentando alguns equipamentos de combate à dengue na cidade.
 
Ana Júlia, Theodoro e Nelson foram até o local para adotar um gato e concluíram a missão com sucesso. “Ainda tem muitas pessoas que pegam animais, depois jogam na rua, abandonam. Viemos aqui adotar um gato e gostei bastante do evento, muito importante a iniciativa”. 
 
Vale lembrar que mais de 200 animais entre cães e gatos estão disponíveis para adoção na Cosap. Saiba como adotar aqui: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/saude_e_protecao_ao_animal_domestico/index.php?p=272491.  
 
Legislação 
No Brasil, os maus-tratos contra animais é crime previsto em lei, com pena que pode chegar até cinco anos de prisão. Importante explicar que a negligência com os pets vai muito além da agressão física e está em ações de falta de cuidado, por exemplo, privar o animal de alimentação ou negar assistência veterinária, bem como abandono ou ferir o animal de forma intencional. 
 
É dever do tutor manter a guardar responsável, que consiste em garantir a saúde física e mental do animal, assim como sua segurança e bem-estar. 
 
É por isso que todos os serviços disponibilizados pela Cosap e, especialmente, as atividades educativas desenvolvidas em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares são práticas que incentivam a guarda responsável.
 
Fotos e vídeos disponíveis em: 
https://drive.google.com/drive/folders/1uNAU2UiCLk_BhlAKrZOuPWxknHz0AKus?usp=drive_link